Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Produção acadêmica - Apresentação de trabalhos em eventos

Índice de Artigos

II COHFIC - Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação

II COHFIC
(on-line)- 25 a 27 de junho de 2025

Confira a relação de trabalhos apresentados: 

1. ABORDAGEM DA BIOPIRATARIA DE ABELHAS NATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS 

André Poça Suave - Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Isabel de Conte Carvalho de Alencar - Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Robson Zanoni - Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

2. A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA LEITURA DOS TERRITÓRIOS: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NA BACIA DO RIO DOCEABORDAGEM DA BIOPIRATARIA DE ABELHAS NATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS 

Leticia Bruneli de Moraes - Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Antonio Henrique Pinto - Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

3. A INCLUSÃO DA CULTURA OCEÂNICA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR

Jeane Santos de Jesus – Instituto Federal do Espírito Santo
Antonio Donizetti Sgarbi – Instituto Federal do Espírito Santo
Manuella Villar Amado – Instituto Federal do Espírito Santo

4. ÁGUAS TURVAS, LENTES REVELADORAS: A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO INSTRUMENTO DE CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL NA BACIA DO RIO DOCE

Rodolfo Assis Correia – CEEFMTI Baixo Guandu
Mirella Guedes Lima de Castro – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Marlinda Gomes Ferrari – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Manuella Villar Amado – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

5. CARTOGRAFANDO ÀS MARGENS DO DOCE: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA APLICADA NA EEEFM JOSÉ DAMASCENO FILHO

Thiago Augusto de Sousa Castro – Instituto Federal do Espírito Santo
Manoel Augusto Polastreli Barbosa – Instituto Federal do Espírito Santo
Antonio Donizetti Sgarbi – Instituto Federal do Espírito Santo

6. CULTIVANDO TERRITÓRIOS, CONSTRUINDO SABERES: EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NA BACIA DO RIO DOCE

José Wellington Bandeira – EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta – Colatina/ES
Graziela de Jesus Veronez – EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta – Colatina/ES
Mirella Guedes Lima de Castro – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Marlinda Gomes Ferrari – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Manuella Villar Amado – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

7. EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A MATEMÁTICA COMO PRÁXIS TRANSFORMADORA: UM OLHAR SOBRE O RIO DOCE

Leticia Bruneli de Moraes – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Antonio Henrique Pinto – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

8. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AUDIOVISUAL EM TERRITÓRIOS NATURAIS: O PROJETO ENTRE AREIAS E RAÍZES NA BARRA DO SAHY – ARACRUZ (ES)

Nilcilaine de Lima Souza Matos– PMA-EMEF Professora Bárula Neves dos Santos
Mirella Guedes Lima de Castro– Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Manuella Villar Amado– Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

9. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CENA: O AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS E COLETA SELETIVA

Dâmarys Fieni Evangelista – EEEFM Padre Antônio Volkers – Marilândia/ES
Mirella Guedes Lima de Castro – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Marlinda Gomes Ferrari – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Manuella Villar Amado – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

10. EDUCAR COM REJEITOS, CRIAR FUTUROS: ROBÓTICA SUSTENTÁVEL E MEMÓRIA TERRITORIAL NA ESCOLA PÚBLICA

Tainara Botan– EEEFM Padre Antônio Volkers – Marilândia/ES
Iago Saibel Binow – EEEFM Luiz Jouffroy – Laranja da Terra/ES
Marlinda Gomes Ferrari – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

11. ENTRE ÁGUAS E LENTES: DESCOBRINDO O RIO SAHY COM OLHAR DE CUIDADO

Gustavo da Costa Reis Ramos – PMA-EMEF Professora Bárula Neves dos Santos
Mirella Guedes Lima de Castro– Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Manuella Villar Amado – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

12. HISTÓRIA, CIÊNCIA E INCLUSÃO: A CONSTRUÇÃO DE UM SABER TECNOLÓGICO COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Reinaldo Ronchetti Junior– EEEFM Padre Antônio Volkers – Marilândia/ES
Marlinda Gomes Ferrari– Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Mirella Guedes Lima de Castro– Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Rogério Drago – Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

13. MELIPONICULTURA NA ESCOLA JOSÉ DAMASCENO FILHO: ABELHAS QUE MULTIPLICAM ÁGUA E ALIMENTOS NO BAIXO RIO DOCE

Welton Da Silva Arruda – Instituto Federal do Espírito Santo
Manoel Augusto Polastreli Barbosa – Instituto Federal do Espírito Santo
Antonio Donizetti Sgarbi – Instituto Federal do Espírito Santo

14. MOOC “ÁRVORES E NÚMEROS: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL” NO CONTEXTO DO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR

Leticia Bruneli de Moraes – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Antonio Henrique Pinto – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

15. O SILÊNCIO DAS ÁGUAS: VOZES DA LAGOA DO AVISO EM UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR

Tuany Boa Morte Subtil – PML-EMEF Antônio Fernandes de Almeida – Linhares/ES
Mirella Guedes Lima de Castro – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Manuella Villar Amado – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

16. PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR: PRÁTICAS FORMATIVAS EM TERRITÓRIOS DA BACIA DO RIO DOCE

Mirella Guedes Lima de Castro – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Manuella Villar Amado – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

17. UM TERRITÓRIO QUE FLORESCE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM MELIPONÁRIOS E ÁRVORES FRUTÍFERAS

Kênnia Francisca Pretti – EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta – Colatina/ES
Gabriela Vieira de Jesus da Vitória – EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta – Colatina/ES
Marina Justino Lisboa – EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta – Colatina/ES
Zilmara Montebeller Caliari – EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta – Colatina/ES
Marlinda Gomes Ferrari – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Secim - Seminário Integrado de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (2025)

Secim
Ifes - Campus Vila Velha - 02 a 04 de abril de 2024

Trabalhos apresentados:

Formação de educadores ambientais do projeto rio doce escolar: práticas pedagógicas na perspectiva da gestão democrática participativa
Aline de Paula Nunes

Formação em educação em saúde ambiental: um estudo sobre a implementação de um curso Mooc para profissionais da educação básica das escolas capixabas do Rio Doce
Athyla Caetano

Ensino de química e educação ambiental: potencialidades da abordagem CTSA a partir do rompimento da barragem de Fundão no contexto do município de Aracruz – ES
Diego Suhet Moreira

Geomorfologia do rio Piraque-açu: aula de campo da nascente ao manguezal
Luciano José de Mello

Segurança hídrica do rio doce pela perspectiva CTSA: formação de educadores ambientais no âmbito do projeto rio doce escolar
Nícolas do Espírito Santo Trancho

Integração entre os espaços educativos não formais e a escola: potencialidades metodológicas de educação ambiental no município de Aracruz(ES)
Rosieli Geraldina Merotto Foletto

VIII Jornada de Integração do Ifes (2024)

VIII Jornada de Integração do Ifes
Ifes - Campus Serra - 27 e 29 de novembro de 2024

Trabalhos apresentados:

Desvendando a Química do Rio Doce: elementos da natureza e da educação numa perscpectiva CTSA
Diego Suhet Moreira 

Os grupos de trabalho na formação de educadores ambientais na perspectiva do Programa Rio Doce Escolar
Alessandro Poleto Oliveira 

IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS (IX SIACTS), com o tema “Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030 (2024)

IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS (IX SIACTS), com o tema “Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030
Universidade de Aveiro/Portugal - 8 e 10 de julho de 2024

Painel: 

“Projeto Rio Doce Escolar: Abordagem CTS/CTSA na Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce”

Apresentações orais e posters:

- "Projeto Rio Doce Escolar e reflexões sobre a culminância da formação de professores no norte do Espírito Santo – Brasil a partir da educação ambiental com enfoque CTS/CTSA"

- "Alfabetização científica com enfoque CTSA: ferramenta teórico-metodológica com indicadores a partir da integração entre a educação formal e não formal"

- "Educação ambiental a partir da pedagogia de Célestin Freinet em um curso MOOC"

- "A abordagem CTS/CTSA na formação de professores da bacia do Rio Doce Capixaba em um curso de Especialização em Educação Ambiental"

- "Abordagem CTSA e decolonial em um Centro de Ciência Capixaba: vozes indígenas na reestruturação de um espaço expográfico da Escola da Ciência Biologia e História, ES-Brasil"

- "Problem-based Learning (PBL) no ensino de Ciências: questões socioambientais em espaços de educação formal e não formal"

- "Sequência didática na perspectiva CTSA: expedição paleontológica na sala de aula"

- "Produção de Kits Pedagógicos em 3D como estratégia de ensino para Educação Ambiental no contexto CTS/CTSA"

- "Tecnologia Ancestral nas Comunidades Quilombolas: Um Diálogo com os Estudos em Ciência, Tecnologia, Sociedade e as Casas de farinha"

Cadernos de resumos

Secim - Seminário Integrado de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (2024)

Secim - Seminário Integrado de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (2024)>Ifes - Campus Vila Velha - 03 a 05 de abril de 2024

Cadernos de resumos

VII Jornada de Integração do Ifes (2023)

VII Jornada de Integração do Ifes
Ifes - 23 e 24 de novembro de 2023

Trabalhos apresentados:

A Literaturalização como ferramenta de Educação Ambiental crítica na Formação de Educadores de Ciências no Contexto do Projeto Rio Doce Escolar – Uma Breve Revisão de Literatura
Autor: Rafael Rosa | Orientador: Vilma Terra Reis
Pôster

Educação matemática e a Educação Ambiental crítica no contexto da bacia do Rio Doce
Autor: Leticia Bruneli Moraes | Orientador: Antonio Henrique Pinto 
Pôster

Educação Ambiental com Ênfase em Resíduos Sólidos: Análise de uma Proposta Pedagógica Aplicada no Contexto do Projeto Rio Doce Escolar
Autor: Otoniel Silva Bertossi | Orientador: Giovani Zanetti Neto
Pôster

Educação Ambiental na perspectiva dos Clubes de Ciências: Propostas Pedagógicas Aplicadas no Âmbito no Projeto Rio Doce Escolar
Autor: Clóves Vicente Lins | Orientador: Marize Lyra Silva Passos | Coorientador: Isaura Alcina Martins Nobre
Pôster

Educadores Ambientais em Formação: Abordagem CTSA no Contexto do Rio Doce
Autor: Raíza Carla Mattos Santana | Orientador: Vilma Terra Reis
Pôster

Interculturalidade no Projeto Rio Doce Escolar: Práticas Pedagógicas na Comunidade Quilombola de Degredo
Autor: Débora Lázara Rosa | Orientador: Manuella Villar Amado
Pôster

Jardins Terapêuticos Educativos: Cultivando Saberes Populares E Formando Educadores Ambientais
Autor: Mariane Quimquim Bôa | Orientador: Maria das Graças Ferreira Lobino
Pôster

Moocs como facilitadores para aulas de campo no Rio Doce: Tópicos de Geociências e Saberes Socioambientais
Autor: Thiago de Alcântara Capaz | Orientador: Carlos Roberto Pires Campos 
Pôster

I EREA - Encontro da Rede de Educadores Ambientais (2023)

I EREA - Encontro da Rede de Educadores Ambientais
Ifes Colatina - 28 de outubro de 2023

Caderno de resumos - EREA 
Disponível em: https://projetoriodoceescolar.ifes.edu.br/images/stories/arquivos/erea/caderno_resumos_erea.pdf

I Congresso Capixaba de Ensino de Ciências (2023)

I Concec - Congresso Capixaba de Ensino de Ciências
Ufes - 19 a 21 de outubro de 2023

Análise crítica do kit pedagógico cultura oceânica para todos no contexto do projeto Rio Doce Escolar
Autor: Jeane Santos de Jesus
Pôster | Artigo

Atividade gamificada no google forms como estratégia de contextualização do Clube de Ciências no programa Rio Doce Escolar 
Autores: Andressa Antônio de Oliveira / Isaura Alcina Martins Nobre/ Marize Lyra Silva Passos
Pôster

Curso MOOC sobre práticas experimentais em ensino de ciências
Autores: Otoniel Silva Bertossi e Giovani Zanetti Neto
Pôster

Explorando a interconexão entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na planície aluvionar do Rio Doce
Autor: Raíza Carla Mattos Santana
Pôster

Formação de Educadores Ambientais do Rio Doce Capixaba: um estudo de demanda de cursistas de Baixo Guandu – ES
Autor: Manoel Augusto Polastreli Barbosa
Pôster | Artigo

Validação de propostas de intervenção para se trabalhar a história e cultura Afrobrasileira no ensino de Química
Autores: Débora Lázara Rosa/ MAnuella Villar Amado/ Ana Néry Furlan Mendes
Pôster

XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (2023)

XIV ENPEC
Caldas Novas - GO - 02 a 06/10/2023

 

V Jornada Integrada de Educação em Ciências - Jinc (2023)

V Jornada Integrada de Educação em Ciências (Jinc)
Ifes - Campus Vila Velha - 12 a 16/06/2023

Trabalhos apresentados: 

Varal Fotográfico de Aula de Campo: Museu, Arte e Educação Ambiental
Fotos

Produções do Projeto Rio Doce Escolar no município de Colatina (Doutorandas: Raíza Santana e Bianca Pereira; Mestrandos: Mariane Quimquim e Thiago Alcânthara)
Fotos

Debates socioambientais (projeções audiovisuais), poluição dos rios e cultura oceânica (Mestranda: Jeane Santos de Jesus; Doutorando: Manoel Barbosa)
Fotos

Clube de Ciências na prática: exibição de jogos e experimentos (Professora: Marize Lyra Silva Passos; Doutoranda: Andressa Antônio de Oliveira; Mestrando: Clóves Vicente Lins)
Fotos

Meliponários e hortas educativas (Professora: Isabel De Conte; Mestranda: Verônica Machado de Oliveira)
Fotos

Educação Ambiental e Impressão 3D no âmbito do Projeto Rio Doce Escolar (Bolsistas Extensionistas: Diego Suhet Moreira e Júlia Alvarenga)
Fotos

A inserção da História e Cultura Afro brasileira a partir da lei nº 10639/03 na perspectiva socioambiental no contexto do Rio Doce para o ensino de Química (Professora: Manuella Villar Amado; Doutoranda: Débora Lázara Rosa)
Fotos

Secim - Seminário Integrado de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (2023)

Secim 2023 - 15 a 17 de março de 2023

Trabalhos apresentados:

ENXAMEANDO NO RIO DOCE: FORMAÇÃO DE ECOEDUCADORES A PARTIR DE MELIPONÁRIOS COMO ARTEFATO PEDAGÓGICO PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA SUSTENTÁVEL
Aluno: Christyan Lemos Bergamaschi

FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES AMBIENTAIS A PARTIR DOS SABERES SOCIOAMBIENTAIS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO CONTEXTO DO RIO DOCE
Aluna: Débora Lázara Rosa

FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS EM COLATINA/ES: EDUCAÇÃO CTSA SOBRE A GEOQUÍMICA DAS ÁGUAS DO RIODOCE
Aluno: Raíza Carla Mattos Santana

CLUBES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: IMPLEMENTAÇÃO POR MEIO DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES NO PROGRAMA RIO DOCE ESCOLAR
Aluna: Andressa Antônio de Oliveira

AULAS DE CAMPO PARA PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO RIO DOCE: UMA EXPERIÊNCIA COM O GEOATLAS DO MUNICÍPIO DE COLATINA
Aluna: Bianca Pereira das Neves

ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIOAMBIENTAIS DO RIO DOCE NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE BAIXO GUANDU – ES
Aluno: Manoel Augusto Polastreli Barbosa

Caderno de resumos

VI Jornada de Integração do Ifes (2022)

VI Jornada de Integração do Ifes

Ifes - Cariacica


Trabalhos apresentados: 

Curso MOOC: clube de ciências como espaço de aprendizagem para a educação ambiental
Autor: Clóves Vicente Lins 
Pôster

Formação de educadores em educação ambiental nas escolas capixabas do Rio Doce: reflexões sobre o primeiro semestre do projeto
Autores: Alessandro Poleto Oliveira e Manuella Villar Amado
Pôster

Lab Maker Ifes Campus Vila Velha: o uso da tecnologia de impressão 3D FDM como ferramenta de apoio à divulgação científica
Autores: Deborah da Silva Pimentel, Diego Suhet Moreira, Júlia Alvarenga Vieira Correia e Quézia Costa Rocha
Pôster

O enfoque CTSA e a educação ambiental crítica: proposta de formação de educadores ambientais em cursos de pós-graduação
Autores: Kelly Araújo Ferreira Krauser, Luciane da Silva Lima Vieira e Manuella Villar Amado
Pôster

Proposta de valorização dos saberes populares das comunidades escolares rurais de colatina através dos jardins terapêuticos educativos no laboratório vivo
Autor: Mariane Quimquim Bôa 
Pôster

 

Fim do conteúdo da página