Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Produção acadêmica

Índice de Artigos

Aqui você encontrará as produções acadêmicas dos estudantes, professores e bolsistas que participam do projeto. 


2023

Revistas

CAPAZ, T. de A.; NEVES, B. P. das; CAMPOS, C. R. P. Explorando a Geodiversidade do Baixo Rio Doce: aspectos geológicos e geomorfológicos dos ambientes fluviomarinhos. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e023040, 2023. DOI: 10.20396/td.v19i00.8674605.
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8674605

BARBOSA, M. A. P. ; SGARBI, Antonio Donizetti. A disciplina Bacia do Rio Doce: aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais no Projeto Rio Doce Escolar. REVISTA ELETRÔNICA SALA DE AULA EM FOCO, v. 27, p. 74-83, 2023.
Disponível em:https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2498/1119

BARBOSA, M. A. P. ; SGARBI, Antonio Donizetti. Aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais do Rio Doce: o processo de construção de uma formação continuada. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES, v. 27, p. 421, 2023.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/64168/43974

GEORGE BASSUL AREIAS; ISAURA ALCINA MARTINS NOBRE; MARIZE LYRA SILVA PASSOS. AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O USO DO MOOC COMO ESPAÇO DIGITAL DE APRENDIZAGEM PRATICA - Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de e-Learning, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 30–42, 2023. DOI: 10.34630/pel.v6i1.4907. Disponível em: https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/4907

NASCIMENTO, L. P. ; SGARBI, Antonio Donizetti. Análise de discursos acerca da Educação Ambiental no Âmbito do Rio Doce em Resvistas Científicas (2016-2020). REVISTA ELETRÔNICA SALA DE AULA EM FOCO, v. 12, p. 103-111, 2023.
Disponível em:https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2519/1123

OLIVEIRA, Andressa Antônio de; TANES, Talita Molina Lopes; MUÑOZ, Rosane Maria; PASSOS, Marize Lyra Silva; ZANETTI NETO, Giovani. Alimentação Saudável em Gibis: contribuições da aprendizagem baseada em projetos para o ensino de ciências. Kiri-Kerê: Pesquisa em Ensino, São Mateus, v. 15, n. 1, p. 216-235, 29 jun. 2023. Semestral. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/39706

OLIVEIRA, Andressa Antônio de; PASSOS, Marize Lyra Silva; NOBRE, Isaura Alcina Martins. HISTÓRIA DAS MULHERES NA CIÊNCIA: construção de um painel colaborativo como ação educativa no dia internacional das mulheres. Sala de Aula em Foco, Espirito Santo, v. 12, n. 2, p. 66-73, 21 dez. 2023. Semestral. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2497

WANDERLEI, E. C. ; CONTARINI, P. F. M. ; SGARBI, Antonio Donizetti. Análise interseccional do desfile Carnavalesco da Mocidade Unida da Glória (Vitória/ES, 2023). REVISTA CIÊNCIAS HUMANAS , v. 16, p. 1-10, 2023.
Disponível em: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/1013/480

 

Publicações em eventos

AREIAS, George Bassul et al.. Avaliação da aprendizagem mediada por tecnologias digitais no contexto da educação ambiental: tendências das teses e dissertações dos programas de pós-graduação profissional na área de ensino. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95138

AREIAS, George Bassul; NOBRE, Isaura Alcina Martins; PASSOS, Marize Lyra Silva. ASSESSMENT OF LEARNING MEDIATED BY DIGITAL TECHNOLOGIES IN THE CONTEXT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION:TEACHER TRAINING THROUGH A MOOC COURSE. In: XXV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 25., 2023, Setúbal. Anais [...] . Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, 2023. v. 1, p. 173-178. Disponível em: https://eventos.ese.ips.pt/siie2023/

BARBOSA, Manoel Augusto Polastreli. A DISCIPLINA “BACIA DO RIO DOCE: ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS” NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR. In: I CONGRESSO CAPIXABA DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIêNCIA NA EDUCAÇÃO, 1., 2023, Vila Velha. Anais [...] . Vila Velha: Instituto Federal do Espírito Santo, 2023. v. 1, p. 7-9. Disponível em: https://sigeventos.ifes.edu.br/evento/ICOHFIC2023/documentos/view

BARBOSA, Manoel Augusto Polastreli et al.. A educação ambiental nos planos de desenvolvimento institucional (pdi) das escolas públicas municipais de baixo guandu – es. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97547

BARBOSA, Manoel Augusto Polastreli et al.. A educação ambiental no contexto de rios, bacias hidrográficas e demais cursos d’água: mapeamento sistemático das produções acadêmicas nacionais e internacionais entre os anos de 2012 e 2021. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93314

BARBOSA, M. A. P. ; SGARBI, Antonio Donizetti. Bacia do Rio Doce - aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais: formação continuada híbrida no Projeto Rio Doce Escolar. In: XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa | SIIE 23, 2023, Setúbal - Portugal. Atas SIIE23 - XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa. Setúbal - Portugal: Instituto Politécnico de Setúbal, 2023. v. 1. p. 140 – 151.
Disponível em: https://eventos.ese.ips.pt/siie2023/wp-content/uploads/2023/11/ATAS-XXV-SIIE-2023.pdf

BERGAMASCHI, Christyan Lemos; OLIVEIRA, Verônica Machado de; ALENCAR, Isabel de Conte Carvalho de; LOBINO, Maria das Graças Ferreira. ALTERAÇÕES NA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: reconhecendo o território de linhares/es. In: XI ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2023, Bahia. Anais [...] . Universidade Federal da Bahia, 2023. p. 1658-1675. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/105324.

BÔA, Mariane Quimquim et al.. Um laboratório vivo na cidade: interface entre os princípios da educação do campo e da educação ambiental. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências... Campina Grande: Realize Editora, 2023.
Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93424

LINS, Clóves Vicente; PASSOS, Marize Lyra Silva; NOBRE, Isaura Alcina Martins. DESVENDANDO A RESTINGA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR. In: VII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RESTINGA, 7., 2023, Vila Velha. Anais [...] . Vila Velha: Instituto Federal do Espírito Santo, 2023. v. 1, p. 75-75. Disponível em: Desvendando a restinga (formato .pdf, tamanho 1.114 kb)

NEVES, Bianca Pereira Das et al.. Aula de campo para formação de professores na planície aluvial do rio doce. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências... Campina Grande: Realize Editora, 2023.
Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93113

OLIVEIRA, Andressa Antônio de; NOBRE, Isaura Alcina Martins; PASSOS, Marize Lyra Silva. Aplicação do teste DAST: análise da percepção de clubistas sobre o estereótipo de um cientista. In: II MOSTRA NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIêNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA, 2., 2023, Belo Horizonte. Anais [...] . Belo Horizonte: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2023. Disponível em: Aplicação do teste DAST (formato .pdf, tamanho 401kb)

OLIVEIRA, Andressa Antonio De et al.. Clube de ciências como prática educativa para a educação científica: implementação em uma escola privada no município de são mateus-es. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/92991

OLIVEIRA, Andressa Antonio De et al.. Halloween científico: validação e aplicação de roteiros experimentais para aulas inovadoras em um clube de ciências. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98486

OLIVEIRA, Andressa Antônio de; PASSOS, Marize Lyra Silva; NOBRE, ISAURA ALCINA MARTINS. A CIÊNCIA DOS SUPER-HERÓIS: O ENSINO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE LAPBOOKS.. In: Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Anais...Diamantina(MG) Online, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cobicet2023/637681-A-CIENCIA-DOS-SUPER-HEROIS--O-ENSINO-DE-ANATOMIA-E-FISIOLOGIA-HUMANA-POR-MEIO-DA-CONSTRUCAO-DE-LAPBOOKS. Acesso em: https://www.even3.com.br/anais/cobicet2023/637681-a-ciencia-dos-super-herois--o-ensino-de-anatomia-e-fisiologia-humana-por-meio-da-construcao-de-lapbooks/

OLIVEIRA, Andressa Antônio de; PASSOS, Marize Lyra Silva; NOBRE, Isaura Alcina Martins. História das Mulheres na Ciência: construção de um painel colaborativo como ação educativa no dia internacional das mulheres. In: I CONGRESSO CAPIXABA DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIêNCIA NA EDUCAÇÃO, 1., 2023, Vila Velha. Anais [...] . Vila Velha: Instituto Federal do Espírito Santo, 2023. v. 1, p. 64-66. Disponível em: https://sigeventos.ifes.edu.br/evento/ICOHFIC2023/documentos/view

OLIVEIRA, Andressa Antônio de; PASSOS, Marize Lyra Silva; NOBRE, Isaura Alcina Martins. O ENSINO DA MICROSCOPIA POR INTERMÉDIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS ENCONTROS DO CLUBE DE CIÊNCIAS “CONHECER CIÊNCIAS”. In: III ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 3., 2023, Macapá. Anais [...] . Macapá: Universidade do Estado do Amapá, 2023. Disponível em: III ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (formato .pdf, tamanho 596kb

ROSA, Débora Lázara et al.. Diálogo intercultural acerca dos saberes tradicionais quilombolas na formação inicial de professores. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências... Campina Grande: Realize Editora, 2023.
Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93185

SANTANA, Raíza Carla Mattos et al.. Rio comboios: temática socioambiental para a educação escolar indígena à luz da perspectiva ctsa. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93211

VIEIRA, Luciane da Silva Lima; KRAUSER, Kelly Araújo Ferreira; AMADO, Manuella Villar. O enfoque CTSA e a educação ambiental crítica: proposta de formação de educadores ambientais em cursos de pós-graduação. In: VI JORNADA DA INTEGRAÇÃO DO IFES, 6., 2023, Vila Velha. Anais [...] . Vila Velha: Instituto Federal do Espírito Santo, 2023. Disponível em: O enfoque CTSA e a educação ambiental crítica ( formato . pdf, tamanho 237kb)

VIEIRA, Luciane Da Silva Lima et al.. O rompimento da barragem de fundão e os desafios para a educação ambiental no território capixaba. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências... Campina Grande: Realize Editora, 2023.
Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93346

 


 

VII Jornada de Integração do Ifes (2023)

VII Jornada de Integração do Ifes
Ifes - 23 e 24 de novembro de 2023

Trabalhos apresentados:

A Literaturalização como ferramenta de Educação Ambiental crítica na Formação de Educadores de Ciências no Contexto do Projeto Rio Doce Escolar – Uma Breve Revisão de Literatura
Autor: Rafael Rosa | Orientador: Vilma Terra Reis
Pôster

Educação matemática e a Educação Ambiental crítica no contexto da bacia do Rio Doce
Autor: Leticia Bruneli Moraes | Orientador: Antonio Henrique Pinto 
Pôster

Educação Ambiental com Ênfase em Resíduos Sólidos: Análise de uma Proposta Pedagógica Aplicada no Contexto do Projeto Rio Doce Escolar
Autor: Otoniel Silva Bertossi | Orientador: Giovani Zanetti Neto
Pôster

Educação Ambiental na perspectiva dos Clubes de Ciências: Propostas Pedagógicas Aplicadas no Âmbito no Projeto Rio Doce Escolar
Autor: Clóves Vicente Lins | Orientador: Marize Lyra Silva Passos | Coorientador: Isaura Alcina Martins Nobre
Pôster

Educadores Ambientais em Formação: Abordagem CTSA no Contexto do Rio Doce
Autor: Raíza Carla Mattos Santana | Orientador: Vilma Terra Reis
Pôster

Interculturalidade no Projeto Rio Doce Escolar: Práticas Pedagógicas na Comunidade Quilombola de Degredo
Autor: Débora Lázara Rosa | Orientador: Manuella Villar Amado
Pôster

Jardins Terapêuticos Educativos: Cultivando Saberes Populares E Formando Educadores Ambientais
Autor: Mariane Quimquim Bôa | Orientador: Maria das Graças Ferreira Lobino
Pôster

Moocs como facilitadores para aulas de campo no Rio Doce: Tópicos de Geociências e Saberes Socioambientais
Autor: Thiago de Alcântara Capaz | Orientador: Carlos Roberto Pires Campos 
Pôster

I EREA - Encontro da Rede de Educadores Ambientais (2023)

I EREA - Encontro da Rede de Educadores Ambientais
Ifes Colatina - 28 de outubro de 2023

Caderno de resumos - EREA 
Disponível em: https://projetoriodoceescolar.ifes.edu.br/images/stories/arquivos/erea/caderno_resumos_erea.pdf

I Congresso Capixaba de Ensino de Ciências (2023)

I Concec - Congresso Capixaba de Ensino de Ciências
Ufes - 19 a 21 de outubro de 2023

Análise crítica do kit pedagógico cultura oceânica para todos no contexto do projeto Rio Doce Escolar
Autor: Jeane Santos de Jesus
Pôster | Artigo

Atividade gamificada no google forms como estratégia de contextualização do Clube de Ciências no programa Rio Doce Escolar 
Autores: Andressa Antônio de Oliveira / Isaura Alcina Martins Nobre/ Marize Lyra Silva Passos
Pôster

Curso MOOC sobre práticas experimentais em ensino de ciências
Autores: Otoniel Silva Bertossi e Giovani Zanetti Neto
Pôster

Explorando a interconexão entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na planície aluvionar do Rio Doce
Autor: Raíza Carla Mattos Santana
Pôster

Formação de Educadores Ambientais do Rio Doce Capixaba: um estudo de demanda de cursistas de Baixo Guandu – ES
Autor: Manoel Augusto Polastreli Barbosa
Pôster | Artigo

Validação de propostas de intervenção para se trabalhar a história e cultura Afrobrasileira no ensino de Química
Autores: Débora Lázara Rosa/ MAnuella Villar Amado/ Ana Néry Furlan Mendes
Pôster

XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (2023)

XIV ENPEC
Caldas Novas - GO - 02 a 06/10/2023

 

V Jornada Integrada de Educação em Ciências - Jinc (2023)

V Jornada Integrada de Educação em Ciências (Jinc)
Ifes - Campus Vila Velha - 12 a 16/06/2023

Trabalhos apresentados: 

Varal Fotográfico de Aula de Campo: Museu, Arte e Educação Ambiental
Fotos

Produções do Projeto Rio Doce Escolar no município de Colatina (Doutorandas: Raíza Santana e Bianca Pereira; Mestrandos: Mariane Quimquim e Thiago Alcânthara)
Fotos

Debates socioambientais (projeções audiovisuais), poluição dos rios e cultura oceânica (Mestranda: Jeane Santos de Jesus; Doutorando: Manoel Barbosa)
Fotos

Clube de Ciências na prática: exibição de jogos e experimentos (Professora: Marize Lyra Silva Passos; Doutoranda: Andressa Antônio de Oliveira; Mestrando: Clóves Vicente Lins)
Fotos

Meliponários e hortas educativas (Professora: Isabel De Conte; Mestranda: Verônica Machado de Oliveira)
Fotos

Educação Ambiental e Impressão 3D no âmbito do Projeto Rio Doce Escolar (Bolsistas Extensionistas: Diego Suhet Moreira e Júlia Alvarenga)
Fotos

A inserção da História e Cultura Afro brasileira a partir da lei nº 10639/03 na perspectiva socioambiental no contexto do Rio Doce para o ensino de Química (Professora: Manuella Villar Amado; Doutoranda: Débora Lázara Rosa)
Fotos

VI Jornada de Integração do Ifes (2022)

VI Jornada de Integração do Ifes

Ifes - Cariacica


Trabalhos apresentados: 

Curso MOOC: clube de ciências como espaço de aprendizagem para a educação ambiental
Autor: Clóves Vicente Lins 
Pôster

Formação de educadores em educação ambiental nas escolas capixabas do Rio Doce: reflexões sobre o primeiro semestre do projeto
Autores: Alessandro Poleto Oliveira e Manuella Villar Amado
Pôster

Lab Maker Ifes Campus Vila Velha: o uso da tecnologia de impressão 3D FDM como ferramenta de apoio à divulgação científica
Autores: Deborah da Silva Pimentel, Diego Suhet Moreira, Júlia Alvarenga Vieira Correia e Quézia Costa Rocha
Pôster

O enfoque CTSA e a educação ambiental crítica: proposta de formação de educadores ambientais em cursos de pós-graduação
Autores: Kelly Araújo Ferreira Krauser, Luciane da Silva Lima Vieira e Manuella Villar Amado
Pôster

Proposta de valorização dos saberes populares das comunidades escolares rurais de colatina através dos jardins terapêuticos educativos no laboratório vivo
Autor: Mariane Quimquim Bôa 
Pôster

 


 

E-book Kit Pedagógico 3D para Educação Ambiental

Acesse pelo Educapes: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731326

Acesse pelo repositório do Ifes: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3722

 

Caderno de resumos do Encontro da Rede de Educadores Ambientais do Projeto Rio Doce Escolar 

Acesse pelo Educapes: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741650

Acesse pelo repositório do Ifes: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4314

 


 Mestrado

Formação continuada em educação ambiental na perspectiva da alfabetização científica: análise de uma experiência no Projeto Rio Doce escolar
Aluno: Otoniel Silva Bertossi
Orientador: Giovani Zanetti Neto
Data: 29/11/2023

Tópicos de geociências e saberes socioambientais: uma aula de campo no Rio Doce
Aluno: Thiago de Alcântara Capaz
Orientador: Carlos Roberto Pires Campos
Data: 07/11/2023

Jardins terapêuticos educativos: cultivando saberes populares e formando educadores ambientais
Aluna: Mariane Quimquim Bôa
Orientadora: Maria das Graças Ferreira Lobino
Data: 23/10/2023

Reflorestamento de mata ciliar: dinâmica formativa de educadores ambientais a partir do reflorestamento de um fragmento da margem do Rio Doce
Aluno: Paulo Cesar de Sousa Carpanedo
Orientadoras: Isaura Alcina Martins Nobre e Marize Lyra Silva Passos
Data: 17/10/2023

Clube de Ciências como espaço de aprendizagem para a Educação Ambiental: Formação de Educadores Ambientais no âmbito do Projeto Rio Doce Escolar
Aluno: Clóves Vicente Lins
Orientadoras: Marize Lyra Silva Passos e Isaura Alcina Martins Nobre
Data: 18/05/2023

Doutorado

Avaliação da aprendizagem mediada por tecnologias digitais no contexto da educação ambiental: do fazer tradicional à intencionalidade emancipatória
Aluno: George Bassul Areias
Orientadoras: Isaura Alcina Martins Nobre e Marize Lyra Silva Passos
Data: 14/12/2023

 


Mestrado

2023

Tópicos de geociências e saberes socioambientais: uma aula de campo no Rio Doce
Aluno: Thiago de Alcântara Capaz
Orientador: Carlos Roberto Pires Campos
Data: 21/12/2023

 

Fim do conteúdo da página