Imersão de Alinhamento e Autoavaliação do Projeto Rio Doce Escolar
A imersão tem o objetivo de realizar uma autoavaliação dos dois anos de execução do Projeto Rio Doce Escolar, bem como alinhar as expectativas para as próximas etapas. Além disso, os bolsistas apresentarão os resultados parciais das atividades desenvolvidas e dos projetos de pesquisa que estão em andamento. O público-alvo são os pesquisadores (docentes, mestrandos e doutorandos) e coordenações de área.
Data: 09 e 10/03/2024
Local: Ifes - Campus Linhares
Site: sigeventos.ifes.edu.br/evento/imersaoPRDE

II EREA - Encontro da Rede de Educadores Ambientais
O II Encontro da Rede de Educadores Ambientais do Projeto Rio Doce - EREA trará a culminância do curso de Especialização em Educação Ambiental Escolar e objetiva dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos nas PPAs pelos cursistas da especialização, promovendo momentos de reflexão sobre a prática pedagógica e compartilhamento de saberes entre a rede de educadores ambientais do Projeto Rio Doce Escolar. No caso específico desse evento, os objetivos específicos que estão norteando a organização e condução do encontro podem ser assim sistematizados:

- Discutir, analisar e divulgar relatos de experiência em Educação Ambiental;
- Aprofundar as discussões da práxis em Educação Ambiental;
- Identificar e compartilhar práticas pedagógicas aplicadas (PPAs) exitosas em Educação Ambiental desenvolvidas nas escolas capixabas do Rio Doce: Baixo Guandu, Marilândia, Colatina e Linhares.

- Fotos:
Colatina: drive.google.com
Linhares: drive.google.com

Data: 09/12/2023
Local: Ifes - Campi Colatina e Linhares
Site: sigeventos.ifes.edu.br/evento/IIEREA2023
Fotos/Vídeos: www.instagram.com www.instagram.com
Palestra "Interfaces da Educação CTS, da Alfabetização Científica
Data: 07/12/2023
Site: youtube.com/watch?v=iwIxWx_SkSo&t=43s
Fotos/Vídeos: www.instagram.com
EREA - Encontro da Rede de Educadores Ambientais

O EREA, objetiva dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos nas PPAs pelos cursistas do aperfeiçoamento e especialização, promovendo momentos de reflexão sobre a prática pedagógica e compartilhamento de saberes entre a rede de educadores ambientais do Projeto Rio Doce Escolar. No caso específico desse evento, os objetivos específicos que estão norteando a organização e condução do encontro podem ser assim sistematizados:

- Discutir, analisar e divulgar relatos de experiência em Educação Ambiental;
- Aprofundar as discussões da práxis em Educação Ambiental;

Data: 28/10/2023
Local: Ifes - Campus Colatina
Site:sigeventos.ifes.edu.br/evento/erea2023
Participação no II Secim do Doutorado Educimat com a Palestra o
"Mineração, rompimento e revitalização: temas silenciadosna prática da Bacia do Rio Doce"

Data: 17/03/2023
Site: sigeventos.ifes.edu.br/evento/secim2023doutorado
Aula inaugural dos cursos de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental
Especialização em Educação Ambiental Escolar

Descrição: O projeto Rio Doce Escolar realizou no dia 11 de fevereiro, de 09h às 12h, a aula inaugural do curso de Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental e Especialização em Educação Ambiental Escolar. O evento foi realizado simultaneamente no Ifes campus Colatina e na Escola Pública Municipal Emir de Macedo, localizada em Linhares.
Data: 11/02/2023
Local: Ifes - Campi Colatina e Linhares

I Ciclo de Formação de Formadores - 2º encontro
O segundo encontro do 1º Ciclo de Formação de Formadores aconteceu presencialmente nos dias 08 e 09 de setembro. Nesta etapa houve minicursos de impressão 3D, produção de recursos audiovisuais, palestras e mesa redonda.

A realização do evento é uma ação vinculada ao Projeto Rio Doce Escolar que tem o objetivo de capacitar a equipe gestora, professores, estudantes e mediadores para atuarem nos cursos de especialização e aperfeiçoamento do programa.

Data: 08 e 09/09/2022
Site: sigeventos.ifes.edu.br/evento/ICICLORDE2022
I Ciclo de Formação de Formadores - 1º encontro
O 1º Ciclo de Formação de Formadores é uma ação vinculada ao Projeto Rio Doce Escolar que tem o objetivo de capacitar a equipe gestora, professores, estudantes e mediadores para atuarem nos cursos de especialização e aperfeiçoamento do programa. Ao longo da formação, serão tratados diversos temas de interesse, como a criação de cursos MOOC, plataforma Moodle, utilização de drones e impressoras 3D, entre outros.
Data: 18 e 19/08/2022
Site: sigeventos.ifes.edu.br/evento/ICICLORDE2022
Cerimônia de apresentação do Projeto Rio Doce Escolar
O evento foi realizado no dia 10 de fevereiro e contou com a com a presença da Vice-governadora do Estado, Jacqueline Morais, do Secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, do Reitor do Ifes, Jadir Jose Pela, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, André Romero, do Diretor-Geral do Campus Vila Velha, Diemerson da Costa Saquetto, do Diretor Presidente da Facto, Renato Tannure, da Coordenadora da Câmara Técnica de Educação, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo, Anna Cláudia Tristão (Iema-ES), da membro da Câmara Técnica de Educação, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo e subcoordenadora do projeto, Aline de Paula Nunes (Sedu), do Gerente de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Felipe Moura de Andrade, da Coordenadora Geral do projeto e do programa Educimat, Manuella Villar Amado, de demais coordenadores do projeto e de estudantes e professores do Educimat.
Data: 10/02/2022
Local: Ifes - Campus Vila Velha
Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1dl8xPNl6VMsG4u-g_WBwvDgdEggOy-vf?usp=sharing
Vídeos: www.instagram.com