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Projetos de Doutorado

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Clubes de Ciências no contexto da Educação Ambiental: implementação por meio da formação de educadores no Programa Rio Doce

Aluno(a): Andressa Antônio de Oliveira 
Orientador(a): Drª. Marize Lyra Silva Passos 
Coorientador(a): Drª. Isaura Alcina Martins Nobre 

Resumo: A cidade de Mariana (MG) foi o cenário do maior crime ambiental brasileiro em 05 novembro de 2015, ocasionado pelo rompimento da barragem de Fundão da mineradora Samarco, localizada em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG). Os danos ambientais causados por esse crime não conseguem ser mensurados, uma vez que o rejeito de minério contaminou toda a bacia do Rio Doce. Para revitalizar a Bacia do Rio Doce, surge assim o projeto Rio Doce Escolar para atender aos municípios localizados na região da bacia do Rio do Doce, no Estado do Espírito Santo, com o objetivo de promover formação para educadores ambientais. Sabemos que a Educação Ambiental é um tema transversal, que abrange todos os conteúdos, não pertencendo a nenhuma disciplina específica do currículo. Devido sua importância esta deve ser trabalhada interdisciplinarmente, para a compreensão e construção da realidade social, conscientizando os discentes. Com intuito de contribuir e estimular mudanças no ambiente em que está inserida, a Educação Ambiental revela-se extremamente importante. Neste sentido, partimos do seguinte questionamento: Como a implementação de Clubes de Ciências pode ajudar a promover Educação Ambiental nas escolas por meio da formação de educadores ambientais no projeto Rio Doce Escolar? Portanto, objetiva-se a elaboração de um modelo de implementação de Clubes de Ciências no contexto da Educação Ambiental. A metodologia utilizada nesta pesquisa para alcançar tal objetivo é predominantemente de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso associado ao método da Design Science Research (DSR). A proposta do produto educacional irá se materializar em um modelo de implementação.

Palavras-chave: Clubes de Ciências, Educação Ambiental, Rio Doce Escolar, DSR, MOOC.

Aulas de Campo para práticas de Educação Ambiental no Rio Doce: uma experiência com o Geoatlas do município de Colatina

Aluno(a): Bianca Pereira das Neves
Orientador(a): Dr. Carlos Roberto Pires Campos

Resumo: A Bacia Hidrográfica do Rio Doce tem sido exposta a atividades econômicas de grande impacto ambiental desde o século XVII. Esse histórico de atividades antrópicas somou-se, em 05 de novembro de 2015, ao maior desastre ambiental da mineração no Brasil. Após o crime, as ações de reparação e mitigação demonstram fragilidades, uma vez que os espaços escolares seguem carentes de abordagens que traduzam a complexidade da problemática ambiental. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições do Projeto Rio Doce Escolar, da perspectiva da educação ambiental, ancorado nos temas geocientíficos, para a valorização dos espaços não formais no entorno do Rio Doce, em Colatina/ES. Dessa forma, os cursistas da “Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce”, deverão elaborar, validar e aplicar Propostas Pedagógicas Aplicadas e Projetos de Educação Ambiental contextualizados com a temática Rio Doce. As produções irão compor o Caderno de Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental, que se constitui como Produto Educacional desta pesquisa. A inovação e relevância deste trabalho está na construção de um Atlas Geoambiental Regional, que irá compor o Produto Educacional. Todas as produções irão constituir o Plano Municipal de Formação Continuada em Educação Ambiental, a ser entregue ao município de Colatina.

Palavras-chave: Bacia do Rio Doce. Ensino de Geociências. Educação Ambiental. Alfabetização Cartográfica. Rio Doce Escolar.

Enxameando no Rio Doce: formação de ecoeducadores a partir de meliponários como artefato pedagógico para uma Educação Científica Sustentável

Aluno(a): Christyan Lemos Bergamaschi
Orientador(a): Dra. Maria das Graças Ferreira Lobino
Coorientador(a): Dra. Isabel De Conte Carvalho de Alencar

Resumo: Este trabalho está inserido no projeto Rio Doce Escolar como medida de reparação compensatória aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, afetando diretamente desde Mariana/MG a foz em Linhares/ES. O objetivo geral será investigar e conduzir ações que promovam a Educação Ambiental Crítica envolvendo meliponários educativos em escolas públicas de Linhares, com educadores participantes do projeto Rio Doce Escolar, à luz de uma educação científica sustentável. Tratamos meliponários educativos como locais onde ocorre a criação de abelhas nativas sem ferrão para fins educativos. A metodologia a ser utilizada é a pesquisa-ação, envolvendo educadores e órgãos gestores de Linhares. As experiências e análises oriundas dos cursos MOOC e dos projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pelos educadores serão utilizados para a construção do produto educacional da tese, o Plano de Intervenção Municipal de Linhares (PIM). Integrado a esse plano terá um caderno pedagógico organizado a partir das produções dos cursos de aperfeiçoamento e especialização. Para a construção do PIM serão seguidos os pressupostos teórico-metodológicos de Paulo Freire, do currículo por abordagem temática, utilizando temas ambientais como temas geradores.

Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica. Abordagem temática. Sustentabilidade. Temas geradores. Abelha sem ferrão.

Formação continuada de educadores ambientais a partir dos saberes socioambientais das comunidades quilombolas no contexto do Rio Doce

Aluno(a): Débora Lázara Rosa
Orientador(a): Drª. Manuella Villar Amado

Resumo: Reconhecer processos de construção do conhecimento pautado em ações educativas interculturais na busca por rupturas com a abordagem hegemônica, euro centrista, monodisciplinar, desconectadas de questões sociais, culturais e ambientais no ensino, visibiliza fazeres e saberes múltiplos ao (res) significar práticas individuais e coletivas em relações menos hierárquicas de produção de saberes. Essa pesquisa pretende analisar os saberes socioambientais Quilombola e suas aproximações com a Educação Ambiental crítica, por meio da formação continuada de eco educadores no projeto Rio Doce Escolar, no município de Linhares/ES. A formação continuada visa mobilizar saberes advindos do eixo comunidade/escola/universidade, a fim de propor a inserção de tal temática ao projeto político pedagógico das escolas por meio da elaboração de um Plano de Intervenção Municipal (PIM). Este instrumento pedagógico contempla o produto educacional da tese, e abarca a produção de artefatos pedagógicos culturais, como curso MOOC (Massive Open Online Course), materiais didáticos instrucionais na perspectiva intercultural, e um “Eco guia de Práticas Pedagógicas Interculturais”. A abordagem qualitativa de natureza aplicada, contempla os procedimentos da pesquisa-ação de Barbier (2002) inspirada na pesquisa militante de Borges (2022) ao considerar a resistência e memória da ancestralidade Quilombola, para anunciar saberes advindos do território. Pretende-se estabelecer uma interface colaborativa entre os sujeitos envolvidos por meio da formação continuada, buscamos contribuir na socialização de saberes tradicionais e na difusão das práticas pedagógicas interculturais possíveis de problematizar e anunciar a reflexão na ação, publicizando saberes sociocientíficos norteados pela perspectiva da Educação Ambiental.

Palavras-chave: Saberes Tradicionais Quilombola. Formação de professores. Educação Ambiental.

Avaliação da aprendizagem mediada por tecnologias digitais no contexto da Educação Ambiental: do fazer tradicional à intencionalidade emancipatória

Aluno(a): George Bassul Areias
Orientador(a): Dra. Isaura Alcina Martins Nobre
Corientador(a): Dra. Marize Lyra Silva Passos


Resumo: Historicamente, o ato de avaliar tornou-se uma tradição excludente, autoritária e antidemocrática, sendo um mecanismo classificatório e seletivo, centrado no educador e no sistema de ensino, e não em quem aprende. Sendo assim, devemos compreender que ao avaliar, precisamos de instrumentos que sejam diagnósticos, oportunizando uma aprendizagem que faça sentido ao aluno, uma vez que não há “verdade”, mas verdades que se revelam e são validadas conforme a relação epistemológica, metodológica e ao momento histórico. Diante desse contexto, a presente pesquisa de doutorado visa investigar os métodos avaliativos utilizados por professores de escolas da rede estadual de educação do estado do Espírito Santo no contexto do Ensino Médio, atuantes com o Itinerário Formativo em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, bem como analisar a forma como os resultados das avaliações subsidiam o fazer pedagógico cotidiano, tendo como pilar estruturante a intencionalidade emancipatória dos alunos. Quanto à metodologia, a pesquisa irá caracterizar-se como qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, utilizando, dentre as técnicas de coleta de dados, a observação participante, entrevistas, rodas de conversa e relatos de campo. Entre os resultados a serem alcançados, buscaremos oportunizar a construção da aprendizagem e do conhecimento por meio de intervenções que favoreçam a interação e promovam diálogos de forma responsável, participativa, reflexiva, crítica e ética. Como Produto Educacional, será proposta uma formação sobre avaliação da aprendizagem mediada por tecnologias digitais. A formação será estruturada de acordo com as necessidades apresentadas pelos atores da ação educativa, diante dos seus anseios e dificuldades enfrentadas nas práxis cotidianas.
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem; Tecnologias Digitais; Ensino Médio; Formação de Professores; Ensino de Ciências.

Proposta de curso de formação continuada de professores em educação ambiental no contexto de escolas capixabas da bacia do rio doce: análise da alfabetização científica e enfoque CTSA

Aluno(a): Kelly Araújo Ferreira Krauzer
Orientador(a): Dr(a). Manuella Villar Amado

Resumo: A pesquisa investigará as contribuições da implementação de um projeto pedagógico de um curso de especialização em educação ambiental, para formação continuada de educadores de escolas públicas de educação básica localizadas na região da Bacia do Rio Doce - Espírito Santo, a partir da análise dos projetos de educação ambiental no contexto da abordagem CTSA, e sua inserção nos projetos políticos pedagógicos das escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, do tipo Estudo de Caso, com as seguintes etapas: Validação de Instrumentos; aprofundamento nos referenciais teóricos; construção coletiva do projeto pedagógico do curso de formação; acompanhamento do curso de formação de professores; análise dos dados; descrição dos resultados e replicabilidade das etapas de trabalho com readequação de etapas e apresentação dos resultados da tese. A pesquisa está fundamentada em Morin (2005), Freire (1986 e 1987), Chassot (2008), Santos (2007), Guimarães (2007), Tozoni- Reis (2013). Espera-se como resultado transferir para sociedade, uma formação contextualizada e contribuir para os debates socioambientais.

Palavras-chave: Formação de Professores, Educação Ambiental, Projetos Escolares, Bacia do Rio Doce, Projeto Político Pedagógico.

O Processo de alfabetização científica com enfoque CTSA em um curso de aperfeiçoamento em metodologias para Educação Ambiental: construção de indicadores de avaliação a partir da Integração da educação formal e não formal

Aluno(a): Luciane da Silva Lima Vieira
Orientador(a): Dr(a). Manuella Villar Amado

Resumo: O objetivo desta pesquisa será investigar o desenvolvimento de um curso de Aperfeiçoamento em Metodologias para Educação Ambiental no contexto de Escolas da Bacia do Rio Doce capixaba a partir da análise de Propostas Pedagógicas Aplicadas (PPAs) elaboradas pelos cursistas com vistas a promoção da Alfabetização Científica (AC) com enfoque Ciência-Tecnologia- Sociedade-Ambiente (CTSA) na integração da educação formal e não formal. Será uma pesquisa qualitativa, descritiva, teórico empírica do tipo pesquisa-ação, organizada em 3 etapas: 1. Elaboração e validação de uma ferramenta teórico-metodológica que proporcione condições de observação, identificação e análise dos fatores que demonstrem a integração entre a educação formal e não formal em processos de AC com enfoque CTSA. 2. Coordenação da implementação de um curso de formação continuada de professores com duração de seis meses, carga horária de 210h, com atividades presenciais em pólos nos Ifes de Colatina e Linhares, EAD pela plataforma Moodle, aulas de campo a espaços de educação não formal e ações de EA nas escolas. 3. Analise das PPAs utilizando a ferramenta teórico-metodológica com a avaliação dos registros da participação dos sujeitos nas etapas da pesquisa. Os principais referenciais teóricos da pesquisa são Morin (2005), Freire (1987), Chasott (2016), Gohn (2010), Santos e Mortimer (2002), Marandino et al. (2018) e Norberto Rocha (2018). A análise dos dados acontecerá a partir de Bardin (2004). Como produto/processo educacional, propomos a elaboração de um Plano de Avaliação para as PPAs produzidos buscando identificar pontos positivos e fragilidades que nortearam a revisão e aprimoramentos do processo educacional.

Palavras-chave: Alfabetização científica com enfoque CTSA. Espaços de educação não formal. Formação de professores. Indicadores de alfabetização científica. Educação ambiental.

Projeto: Aspectos históricos e socioambientais do Rio Doce na formação de educadores ambientais do município de Baixo Guandu – ES

Aluno(a): Manoel Augusto Polastreli Barbosa
Orientador(a): Dr. Antonio Donizetti Sgarbi


Resumo: O crime ambiental cometido em Fundão, Mariana – MG decorrente do rompimento da barragem da Samarco, trouxe consequências que perpassam diferentes esferas: social, ambiental, cultural, econômica, política, histórica e educacional. Diante do ocorrido, criou-se o Projeto Rio Doce Escolar, que articula ações de pesquisa, extensão e ensino, ofertando formação, em nível de pós-graduação, para educadores de escolas públicas da educação básica dos municípios do vale capixaba do rio Doce: Baixo Guandu, Colatina, Linhares e Marilândia. A partir deste contexto, define-se como objetivo geral da pesquisa em tela analisar a contribuição que a discussão dos aspectos históricos e socioambientais pode dar na formação de educadores ambientais no município de Baixo Guandu – ES. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, sob premissas da pesquisa participante, tendo como sujeitos professores, representantes comunitários e gestores vinculados às escolas públicas municipais de Baixo Guandu - ES. O produto educacional consistirá em um Plano de Intervenção Municipal (PIM) de Formação de Educadores em Educação Ambiental, composto por cinco artefatos: um caderno pedagógico de apoio à formação continuada de Educadores Ambientais e quatro cursos MOOC. A relevância da pesquisa se encontra na formação de educadores ambientais, numa parceria escola/comunidade, na região atingida pelo maior rompimento de barragem de rejeitos de mineração registrados no Brasil e na história da humanidade. Espera-se que os educadores ambientais participantes dessa pesquisa maximizem a construção de conhecimentos necessários para suas respectivas atuações nas escolas de modo a formar sujeitos críticos, participativos, colaborativos e atuantes na sociedade.

Palavras-chave: Ciências. Educação. Ensino. Meio Ambiente.

A abordagem CTSA no contexto do Rio Doce na formação de Educadores Ambientais do município de Colatina/ES

Aluno(a): Raíza Carla Mattos Santana
Orientador(a): Dra. Vilma Reis Terra
Coorientador(a): Dr. Carlos Roberto Pires Campos

Resumo: O crime ambiental da mineradora Samarco em Mariana (MG), configurou o maior desastre socioambiental do país no setor de mineração. Entre os muitos municípios atingidos está a cidade de Colatina-ES, na qual o Rio Doce é a principal fonte de abastecimento. Depois da passagem da lama de rejeitos, houve um sentimento de insegurança dos moradores quanto à qualidade da água do rio a qual permanece até hoje. Nesse sentido, vários questionamentos de âmbito socioambiental emergem, entre os quais: como atestar a qualidade das águas do rio? Como a educação escolar pode contribuir na formação ambiental frente às tais problemáticas sociocientíficas? Portanto, este trabalho tem como objetivo geral analisar o potencial da educação ambiental articulada à geoquímica das águas do Rio Doce da perspectiva da educação CTSA. Os procedimentos metodológicos dessa pesquisa serão desenvolvidos a partir da atuação em escolas do município de Colatina que participarão do Programa Rio Doce Escolar: Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce. Um Plano de Intervenção Municipal (PIM) se constituirá no Produto Educacional da pesquisa, por meio do Diagnóstico Legal do município e do Caderno de Relatos com propostas de intervenção. Como um dos artefatos, propõe-se a elaboração de uma Coleção Temática intitulada “Nas águas do Rio Doce” com temas de geoquímica que serão articulados às práticas científicas com intervenções de cunho cultural e socioambiental.

Palavras-chave: Formação de educadores. Análise de água. Rio Doce. Geociências. CTSA.

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