O projeto
Título: Projeto Rio Doce Escolar: Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce
Site: projetoriodoceescolar.ifes.edu.br
Mídias Sociais: Instagram e YouTube
Plano de trabalho: clique aqui
Vigência: 1º de fevereiro de 2022 a 30 de outubro de 2026
Área de conhecimento: Educação Ambiental; Formação de Professores
Coordenadora-Geral: Manuella Villar Amado
Lattes http://lattes.cnpq.br/8408494362639642
Instituição Sede: Instituto Federal do Espirito Santo – Campus Vila Velha
Instituições Parceiras: Fundação Renova; Secretaria de Estado da Educação; FACTO
Assunto(s): Educação Ambiental; Formação de Professores; Acidente de Mariana-MG
Resumo: O projeto "Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce" (Projeto Rio Doce Escolar) pretende realizar formação em nível de pós-graduação de educadores (professores, gestores e representantes comunitários atuantes nas escolas) atuantes nas escolas públicas da educação básica em 4 municípios (Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares) localizados na região da bacia do Rio do Doce, no Estado do Espírito Santo, integrando atividades de ensino, pesquisa extensão. Em julho de 2024, foi pactuada a inclusão do Município de Aracruz.
O objetivo é atender 50% das escolas, cerca de 140 escolas da região com formações de Educação Ambiental, buscando articular os atores dos diferentes níveis de formação com ações práticas que resultem em produtos educacionais gerando impactos reais para a escola e o município, produtos esses que pretendem articular o chão da sala de aula em contexto interdisciplinar, com o PPP da Escola (Projeto Político Pedagógico), chegando até a construção de Planos Municipais de Formação Continuada em Educação Ambiental.
Serão ofertados 1 curso de “Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental” de 240h, com 700 vagas (acréscimo de 200 vagas para o município de Aracruz em 2024, totalizando 900 vagas), articulado com 1 curso de “Especialização em Educação Ambiental” de 380h, com 140 vagas (acréscimo de 40 vagas para o município de Aracruz em 2024, totalizando 180 vagas), que estarão articulados com 14 dissertações de Mestrado e 7 Teses de Doutorado de discentes do Programa EDUCIMAT.
Para cada escola envolvida com o Projeto serão oferecidas 5 vagas para o curso de “Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental”, sendo 3 vagas destinadas à docentes de diferentes disciplinas, 1 vaga para um gestor e 1 vaga para um representante da comunidade com formação superior que tenha/terá envolvimento direto com ações educativas desenvolvias na escola. Esses 5 diferentes atores educativos irão formar um GT (grupo de trabalho) para desenvolver ações de educação ambiental na Escola dentro de uma temática ambiental. O produto final gerado por cada um dos atores educativos no final do Aperfeiçoamento será um Relato de Experiência de uma Proposta Pedagógica Aplicada (PPA), onde todas as propostas estarão articuladas dentro de um único Projeto de Educação Ambiental Escolar. As diferentes PPA’s serão construídas pelos educadores a partir das diferentes Metodologias Pedagógicas que serão desenvolvidas ao longo do curso de Aperfeiçoamento.
Redes Sociais