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Projetos de Mestrado - Turma 2023 - Projeto em construção

Índice de Artigos

Clique no + para conferir as informações principais dos projetos. 

Formação de professores e ressocialização de jovens: a meliponicultura na bacia do Rio Doce

Aluno(a): André Possa Suave
Orientador(a): Isabel De Conte Carvalho de Alencar

Resumo: A tragédia na Bacia do Rio Doce resultou em graves danos ambientais, afetando ecossistemas, água, solo, vegetação e prejudicando atividades como pesca e agricultura. Para lidar com esses impactos, é fundamental realizar intervenções sociais, ambientais, econômicas e culturais nessas regiões afetadas. O presente projeto está vinculado ao Programa Rio Doce Escolar, que é uma iniciativa de reparação para os que sofreram os impactos do colapso da barragem de Fundão, em Mariana/MG. O projeto visa promover a Educação Ambiental Crítica, trazendo discussões sobre o desastre ambiental para salas de aula e comunidades, formando multiplicadores e cidadãos críticos. Além disso, propõe explorar práticas pedagógicas baseadas na meliponicultura, abordando desde interações biológicas das abelhas sem ferrão até seu papel na recuperação do Rio Doce. Os objetivos incluem a condução de ações com educadores do projeto Rio Doce Escolar em Linhares, visando a ressocialização de jovens inseridos no contexto de privação de liberdade. Entre os objetivos específicos, estão a execução de um curso MOOC, implantar meliponários no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo de Linhares para promover práticas pedagógicas em contexto de socioeducação e estimular o desenvolvimento integral desses jovens. O Produto Educacional resultante desta pesquisa será um curso MOOC sobre biopirataria. Em síntese, a principal contribuição desta pesquisa para Educação em Ciência é integrar a meliponicultura como uma ferramenta educativa para sensibilização ambiental e transformação socioambiental, e ampliar o conhecimento sobre a biopirataria.

Palavras-chaves: abelhas sem ferrão; Bacia do Rio Doce; biopirataria; educação ambiental crítica.

A formação de educadores ambientais de Baixo Guandu – ES a partir da temática conservação e proteção de nascentes e da metodologia três momentos pedagógicos

Aluno(a): Daniel Augusto Bolsanelo Belcavello
Orientador(a): Antonio Donizetti Sgarbi

Resumo: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o processo formativo desenvolvido com educadores ambientais do município de Baixo Guandu-ES, a partir das temáticas Conservação e Proteção de Nascentes aplicada à Educação Ambiental por meio da Metodologia Três Momentos Pedagógicos, visando o desenvolvimento de ações colaborativas para a formação destes educadores numa perspectiva crítica da Educação Ambiental. Dentre essas ações, propõe-se a criação e disponibilização de dois cursos MOOC’s, sendo um sobre Preservação de Nascentes e outro sobre a metodologia Três Momentos Pedagógicos, que serão desenvolvidos como o Produto/Processo Educacional do mestrado. A proposta se classifica como qualitativa, exploratória, aplicada e do tipo Pesquisa Participante. Entre os instrumentos de coleta de dados, propõe-se a realização de entrevistas com os sujeitos envolvidos e observação participante. Para a análise de dados, será utilizado o método hermenêutico-dialético. Desta forma, espera-se que este processo resulte em educadores engajados na promoção da Educação Ambiental e na disseminação de práticas educativas críticas e colaborativas em sua comunidade.

Palavras-chaves: educação ambiental crítica; formação de educadores ambientais; práxis.

Robótica Sustentável: Formação de Educadores Ambientais no âmbito do Projeto Rio Doce Escolar

Aluno(a): Iago Saibel Binow
Orientador(a): Isaura Alcina Martins Nobre Marize Lyra Silva Passos

Resumo: A pesquisa aborda a urgência de repensar práticas educacionais diante dos impactos ambientais, utilizando a Robótica Educacional Sustentável como recurso pedagógico na Educação Ambiental. O estudo, intitulado "Robótica Sustentável: Formação de Educadores Ambientais no Âmbito Do Projeto Rio Doce Escolar", destaca a presença subestimada da robótica no cotidiano, propondo seu uso como aliada no processo educacional. O problema de pesquisa foca nas potencialidades dessa abordagem em escolas públicas de Linhares, na região da bacia capixaba do Rio Doce. O objetivo é analisar as contribuições de uma formação continuada de professores que utiliza a Robótica Educacional Sustentável como recurso  pedagógico para a Educação Ambiental, visando promover práticas educativas inovadoras em escolas públicas na região da bacia capixaba do Rio Doce. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e participativa, implementando um curso MOOC seguido por uma oficina. O objetivo é não apenas explorar a interseção entre Robótica e Educação Ambiental, mas também contribuir para práticas educativas inovadoras em Linhares, promovendo um futuro mais sustentável e consciente na região da bacia capixaba do Rio Doce.

Palavras-chaves: educação ambiental; formação de professores; MOOC; robótica sustentável.

Educação Ambiental Promovida a partir da Cultura Maker no Contexto do Rio Doce Escolar

Aluno(a): Jaquelline Pereira da Silva Afonso
Orientador(a): Marize Lyra Silva Passos 
Coorientador(a): Isaura Alcina Martins Nobre

Resumo: Diante dos impactos ambientais e sociais causados pelo desastre ambiental decorrente do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana - MG, a necessidade de abordagens inovadoras para a formação de educadores ambientais torna-se evidente. A cultura maker, com seu enfoque prático e colaborativo, oferece uma oportunidade de ensinar e aprender sobre educação ambiental de maneira envolvente e eficaz. Tendo como proposta a integração da cultura maker com as práticas de educação ambiental, o objetivo desta pesquisa visa analisar as contribuições para a formação de educadores ambientais que atuarão, sobretudo, no contexto dos Clubes de Ciências, no âmbito do Projeto Rio Doce Escolar, por meio da oferta do curso MOOC (Massive Open Online Course) “Cultura Maker como Metodologia de Aprendizagem para a Educação Ambiental” e da oficina de imersão para educadores ambientais “Cultura Maker e a Educação Ambiental".Esta será uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, com o objetivo exploratório e descritivo baseado em uma pesquisa participante.

Palavras-chaves: cultura maker; educação ambiental; formação de professores; MOOC. Projeto Rio Doce Escolar.

A Leitura do Meio Ambiente pela Lente da Matemática: Formação de Educadores Ambientais no Contexto do Projeto Rio Doce Escolar

Aluno(a): Letícia Bruneli de Moraes
Orientador(a): Antônio Henrique Pinto

Resumo: A relação entre Educação Ambiental e Educação Matemática é problematizada nesta investigação, cujo foco é a formação de educadores ambientais, no contexto o desenvolvimento do Projeto Rio Doce Escolar -PRDE. Objetiva elaborar atividade destinada à formação continuada de professores que ensinam matemática na educação básica. Em diálogo com a educadores do campo da formação de professores/as, entrelaçamos a educação matemática crítica e a educação ambiental crítica (Freire; D'Ambrósio; Leontiev; Tozoni-Reis; etc.), na perspectiva de uma integração curricular, tendo como eixo a transversalidade da temática ambiental, no pressuposto que as ações do PRDE visam conscientizar a sociedade sobre o crime ambiental ocasionado com despejo de dejetos de minérios ao longo da bacia do Rio Doce, em 2015. Metodologicamente, a pesquisa se orienta pela abordagem qualitativa, com viés da pesquisa participante. O lócus da investigação circunscreve professores e professoras que lecionam matemática nas escolas do município de Linhares-ES, tanto da rede municipal, quanto da rede estadual. Propõe, como resultado, a elaboração de uma proposta metodológica materializada em forma de curso de formação de professores e organizado no ambiente de aprendizagem moodle do Ifes e também em formato impresso.

Palavras-chaves: educação ambiental; educação matemática; formação de professores/as; Rio Doce Escolar.

Aprendendo Geofísica na Bacia do Rio Doce: Uma Aula de Campo nos Arredores de Colatina – ES

Aluno(a): Luiz Filipe Mardegan Games
Orientador(a): Carlos Roberto Pires Campos

Resumo: O texto trata da proposta de aprimoramento do ensino de geociências por meio de aulas de campo na bacia do Rio Doce, em Colatina-ES, visando enriquecer a experiência educacional de professores e alunos. Destaca-se a importância do ensino em geociências, oferecendo vastas oportunidades para aprimoramento por meio de abordagens metodológicas diversificadas. A região da bacia do Rio Doce é considerada um ambiente privilegiado para a exploração desses conceitos, apresentando uma diversidade geológica e física que permite a observação direta e a análise in loco dos processos naturais. A interdisciplinaridade entre a Física e a Geologia é essencial para uma compreensão holística dos fenômenos geofísicos, e a realização de aulas de campo nesta região permite uma integração prática desses princípios, enriquecendo o aprendizado dos professores e dos alunos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza fenomenológica, utilizando o método fenomenológico para estabelecer uma base sólida para todas as ciências. A redução fenomenológica é aplicada para suspender preconceitos e direcionar a atenção exclusivamente para a experiência em análise, promovendo uma compreensão mais genuína da realidade. O objetivo é elucidar as percepções e vivências dos sujeitos sem recorrer a generalizações ou princípios preestabelecidos. O produto educacional proposto é um curso MOOC sobre fundamentos geofísicos para o ensino de ciências naturais por meio de aula de campo da bacia do Rio Doce, utilizando o processo ADDIEM para sua construção. Os MOOCs oferecem uma maior autonomia no aprendizado, permitindo que os cursistas desenvolvam competências alinhadas às suas necessidades, e possuem características como acesso aberto, amplo alcance na disseminação do conhecimento e gratuidade.

Palavras-chaves: ensino de geociências; produto educacional; aprendizagem significativa de Ausubel; geofísica; física.

Literaturalização e Enfoque CTSA na Formação de Professores no Contexto do Projeto Rio Doce Escolar

Aluno(a): Rafael Rosa
Orientador(a): Vilma Reis Terra 
Coorientador(a): Manuella Villar Amado

Resumo: Olhe ao redor, tem um rio perto de você? O que sabe sobre ele? Ele está sendo bem cuidado? Foi com essa provocação que surgiu o problema de pesquisa, que tem por objetivo a reflexão, sensibilização e formação de professores de Ciências com um enfoque no movimento CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) sobre a importância dos rios. A proposta de pesquisa e trabalho envolve os professores participantes do aperfeiçoamento e da especialização do Projeto Rio Doce Escolar. Mobiliza competências importantes, como construção de conhecimento, comunicação, responsabilidade social, empatia, a literaturalização, a educação ambiental e a formação de professores. As etapas contemplam a literatura, a pesquisa científica, a expressão artística e a produção textual em vários componentes curriculares. A metodologia proposta: sondagem do conhecimento prévio dos professores, leitura de obras literárias sobre o tema que será disponibilizado em um curso MOOC hospedado na plataforma Moodle no Cefor (Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito), pesquisa científica, apresentação e discussão em encontros síncronos e assíncronos para comparar aspectos ambientais, biológicos, históricos, geográficos e culturais do Rios Doce, desenhos de personagens inspirados no rio, escrita e contação de histórias. Espera-se que o projeto aprofunde o olhar dos professores sobre o tema e promova a troca de conhecimento entre diferentes realidades. Além disso, contribuir para formar agentes de ações protetoras e mitigadores nesses espaços, promovendo o exercício da cidadania e compromisso com a sustentabilidade.

Palavras-chaves: educação ambiental; enfoque CTSA; formação inicial e continuada; literaturalização; Projeto Rio Doce Escolar.

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