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Aluno(a): Clóves Vicente Lins Orientador(a): Dra. Marize Lyra Silva PassosCoorientador(a): Dra. Isaura Alcina Martins Nobre
Resumo: Este projeto objetiva construir e analisar um curso online, aberto e massivo (em inglês Massive Open Online Course MOOC) sobre o uso de Clubes de Ciências para apoiar a formação de educadores ambientais de forma crítica e reflexiva, no contexto do Projeto Rio Doce Escolar. Essa proposta, justifica-se por se tratar de um espaço de educação não formal que possibilita práticas pedagógicas eficazes, para cumprir as exigências das políticas de educação ambiental de forma contínua e transformadora. A metodologia desta pesquisa será de natureza aplicada, participante, com abordagem qualitativa e em relação ao seu objetivo será uma pesquisa exploratória. Para fundamentação teórica temos como principais referências: Mauro Guimarães para a formação de educadores ambientais; e John Dewey com a teoria da experiência para alicerçar as propostas dos Clubes de Ciências. O produto educacional será materializado em um MOOC sobre Clube de Ciências com práticas pedagógicas voltadas para a Educação Ambiental. O qual seguirá o modelo ADDIEM, que propõe as seguintes etapas: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação de MOOC.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Espaço Não Formal. Projeto Rio Doce Escolar. Marilândia. Formação De Professores.
Aluno(a): Jeane Santos de JesusOrientador(a): Antonio Donizetti SgarbiCoorientador(a): Manuella Villar Amado
Resumo: O oceano cobre cerca de 70% do Planeta e ainda há pouco entendimento sobre sua importância que vão além da alimentação e lazer. Na própria BNCC são raras as palavras que estão relacionadas ao Oceano. Será que com a chegada dos rejeitos de mineração dias após o rompimento da barragem de Fundão na foz do Rio Doce, que já sofria com impactos oriundos do assoreamento do próprio Rio Doce, especulação imobiliária e empreendimentos de grande porte, há o entendimento da existência de uma ligação dos ambientes naturais com nosso cotidiano. A foz do Rio Doce tem importância cultural, turística e ecológica, sendo a região com maior desova das tartarugas - cabeçuda e de couro, que são espécies ameaçadas de extinção, tendo o Projeto Tamar há 40 anos na região realizando um trabalho socioambiental. Através do levantamento do contexto histórico e socioambiental do Projeto Tamar a partir da História Ambiental, esta pesquisa tem como objetivos inventariar os discursos veiculados pelo Projeto Tamar sobre: cultura oceânica e educação ambiental (EA); investigar como a análise discurso crítica (ADC) pode contribuir para a EA; discutir o conceito de cultura oceânica a partir da perspectiva da EA; desenvolver um curso MOOC de 40 horas, sendo 20 horas com aprofundamento temático socioambiental e 20 horas com metodologia para EA. Trata-se de uma pesquisa do tipo documental e descritiva-explicativa com abordagem qualitativa do tipo observação- participante. Serão sujeitos educadores do Curso de Aperfeiçoamento em EA das escolas do município de Baixo Guandu. Os dados serão trabalhados pela ADC.
Palavras-chave: Bacia do Rio Doce. Educação ambiental. Formação de Educadores. História ambiental. Oceano.
Aluno(a): Mariane Quimquim Bôa Orientador(a): Dra. Maria das Graças Ferreira Lobino.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral propor alternativas pedagógicas que mantenham/resgatem os saberes tradicionais enfraquecidos/perdidos após o crime ambiental do Rio Doce das comunidades escolares rurais do município de Colatina-ES por meio do Laboratório Vivo, materializado em uma horta medicinal escolar/jardim terapêutico, para subsidiar a formação de educadores em Educação Ambiental Crítica do Programa Rio Doce Escolar. Os sujeitos pretendidos são escolas do campo, especialmente as que trabalham com a Pedagogia da Alternância. No processo educacional serão produzidos dois cursos MOOCs (Massive Open Online Courses), com carga horária de 20h cada. O primeiro curso MOOC será sobre uma temática socioambiental abordando os saberes populares das comunidades rurais e a relação destes com os impactos ambientais sofridos no território. Já o segundo curso MOOC contemplará uma metodologia em Educação Ambiental (EA): o Laboratório Vivo como um artefato da Educação Ambiental Crítica. Outro artefato desse processo educacional será um guia didático contendo toda a produção de dados do contexto dessa pesquisa, visando contribuir para a formação de educadores em EA, a princípio na bacia hidrográfica capixaba do Rio Doce, podendo ser expandida para outras instâncias posteriormente. Essa pesquisa será qualitativa do tipo participante e terá como referencial teórico Carlos Frederico B. Loureiro, Marília Tozoni-Reis, Philippe P. Layrargues, Mauro Guimarães e Maria das Graças Ferreira Lobino. Este trabalho está inscrito na sublinha de pesquisa em Educação Ambiental Crítica e compõe o grupo de pesquisa Coletivo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ambiente e Sociedade (CEPEAS).
Palavras-chave: Formação de Educadores. Educação Ambiental Crítica. Rio Doce. Jardim Terapêutico. Educação do Campo.
Aluno(a): Otoniel Silva BertossiOrientador(a): Dr. Giovani Zanetti Neto
Resumo: O projeto de pesquisa envolve a formação continuada de docentes do Ensino Fundamental no contexto da Educação Ambiental. Surge diante da demanda por investigar desafios e possibilidades para a formação continuada, a partir das demandas ambientais locais, de docentes que atuam no ensino fundamental II em escolas do município de Linhares/ES e que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. A pesquisa faz parte do projeto Rio Doce Escolar e tem como objetivo analisar como um curso de formação continuada em Educação Ambiental pode contribuir para o desenvolvimento da perspectiva da alfabetização científica a partir da reflexão sobre questões ambientais locais, potencializando a prática docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se orienta metodologicamente pela perspectiva da pesquisa participante e terá como produto educacional a produção de cursos Moocs.
Palavras-chave: Meio Ambiente. CTSA. Formação Docente. Ensino de Ciências.
Aluno(a): Paulo Cesar de Sousa CarpanedoOrientador(a): Dr(a). Isaura Alcina Martins NobreCoorientador(a): Dr(a). Marize Lyra Silva Passos
Resumo: Devido às ações antropológicas de maneira indevida e exploratória, o meio ambiente tem sofrido grandes transformações ao longo da história, perpassando por diversos desastres ambientais e perdas irreparáveis de biodiversidade e recursos naturais. Por esse motivo a educação ambiental tem se tornado cada vez mais urgente e vem ganhando mais espaço dentro da sociedade contemporânea. Diante dos desafios expostos esse trabalho apresenta algumas discussões sobre a inserção/realização de uma práxis efetiva de Educação Ambiental Crítica por meio da formação de educadores ambientais da educação básica de 10 escolas públicas do município de Linhares situadas na região da Bacia do Rio Doce afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana/MG, ocorrido no dia 5 de novembro de 2015. Este trabalho busca analisar a oferta de uma proposta formativa, por meio de um curso do tipo MOOC com o apoio de tecnologias digitais intitulado “Reflorestamento de mata ciliar ao longo do Rio Doce”, ofertado a educadores da educação básica do município de Linhares e que visa fomentar ações de reflorestamento das matas ciliares sob a perspectiva da Educação Ambiental. Quanto à metodologia, a pesquisa irá caracterizar-se como aplicada, com abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e de intervenção. O Produto Educacional se constituirá de um curso MOOC seguindo o modelo ADDIEM, desenvolvido em diferentes etapas (Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implantação, Avaliação e MOOC), modelo proposto pelo Cefor/Ifes, concebido a partir do modelo ADDIE e customizado para as especificidades dos MOOC e concepções de uma instituição pública. Trata-se de uma formação continuada envolvendo o reflorestamento de matas ciliares e corredores ecológicos as margens do RIO DOCE por meio da utilização de um curso do tipo MOOC em Educação Ambiental no contexto escolar, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de práticas pedagógicas envolvendo questões ambientais, valorizando a conscientização e as potencialidades dos educandos.
Palavras-chave: Formação Docente, Reflorestamento, Rio Doce e Tecnologias Digitais.
Aluno(a): Thiago de Alcântara CapazOrientador(a): Dr. Carlos Roberto Pires Campos
Resumo: Inserido na sublinha de pesquisa Aula de Campo: Ensino das Geociências, o trabalho tem como objetivo desenvolver uma aula de campo na planície aluvionar do rio Doce para ensino de geociências da perspectiva da educação ambiental no município de Colatina. O projeto se justifica por propiciar debates socioambientais evidenciando o rompimento da barragem de Mariana (Fundão/MG), de modo a trazer tanto as perdas quanto as formas de recuperação ambiental, por meio de ações educativas que promovam discussões de tópicos de geociências dos ambientes fluviais e o reconhecimento dos elementos que dinamizam a vida. Vinculado ao Programa Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce, o trabalho tem como proposta de Produto Educacional a oferta de um curso massivo, online e aberto, para a formação de educadores ambientais. São considerados os indicativos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel relevantes à prática pedagógica. Sobre a formação continuada de professores em Geociências, os estudos norteadores são de Maurício Compiani e Denise de La Corte Bacci, e em relação à educação ambiental empenhou-se o diálogo com Mauro Guimarães. A metodologia da pesquisa está classificada em pesquisa-ação, seguindo etapas descritas por Antônio Carlos Gil. Para a abordagem dos dados coletados serão feitas anotações de campo durante observação da realização da metodologia da aula de campo por um Grupo de Trabalho com seus respectivos alunos, adotando a análise de conteúdo do discurso de Laurence Bardin.
Aluno(a): Verônica Machado de OliveiraOrientador(a): Dr(a). Isabel De Conte Carvalho de Alencar
Resumo: Para despertar o interesse do aluno para a aprendizagem é necessário o uso de uma linguagem atraente, capaz de aproximá-lo o máximo possível da realidade, transformando os conteúdos em vivência. Considerando que somos produtos de uma educação tradicional, onde a conexão entre teoria e prática foi pouco vivenciada ao longo do processo formativo educacional, há necessidade de trabalhar a formação de professores. As hortas e os meliponários têm grande importância, uma vez que têm potencial pedagógico como laboratório vivo, integrando ações teórico-práticas interdisciplinares. Ambos os espaços abrigam uma variedade de espécies, inclusive as hortas que apresentam plantas melitófilas contribuem para a manutenção das abelhas sem ferrão, sendo, portanto, um ambiente com integração. Nesse sentido, trabalhar conceitos de Botânica e Zoologia, associados a essa temática, pode contribuir para a orientação e desenvolvimento de recursos pedagógicos para docentes. Diante disso, o objetivo deste trabalho é contribuir com a formação de professores, utilizando a temática do laboratório vivo como locais que possibilitam o desenvolvimento de ações de educação ambiental para a formação de ecoeducadores e consequentemente seus alunos, unindo teoria e prática de forma contextualizada.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Formação de ecoeducadores. Rio Doce.
Aluno(a): André Possa SuaveOrientador(a): Isabel De Conte Carvalho de Alencar
Aluno(a): Daniel Augusto Bolsanelo BelcavelloOrientador(a): Antonio Donizetti Sgarbi
Aluno(a): Iago Saibel BinowOrientador(a): Isaura Alcina Martins Nobre Marize Lyra Silva Passos
Aluno(a): Jaquelline Pereira da Silva AfonsoOrientador(a): Marize Lyra Silva Passos Coorientador(a): Isaura Alcina Martins Nobre
Aluno(a): Letícia Bruneli de MoraesOrientador(a): Antônio Henrique Pinto
Aluno(a): Luiz Filipe Mardegan GamesOrientador(a): Carlos Roberto Pires Campos
Aluno(a): Rafael RosaOrientador(a): Vilma Reis Terra Coorientador(a): Manuella Villar Amado
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