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Aluno(a): Clóves Vicente Lins Orientador(a): Dra. Marize Lyra Silva PassosCoorientador(a): Dra. Isaura Alcina Martins Nobre
Resumo: Este projeto objetiva construir e analisar um curso online, aberto e massivo (em inglês Massive Open Online Course MOOC) sobre o uso de Clubes de Ciências para apoiar a formação de educadores ambientais de forma crítica e reflexiva, no contexto do Projeto Rio Doce Escolar. Essa proposta, justifica-se por se tratar de um espaço de educação não formal que possibilita práticas pedagógicas eficazes, para cumprir as exigências das políticas de educação ambiental de forma contínua e transformadora. A metodologia desta pesquisa será de natureza aplicada, participante, com abordagem qualitativa e em relação ao seu objetivo será uma pesquisa exploratória. Para fundamentação teórica temos como principais referências: Mauro Guimarães para a formação de educadores ambientais; e John Dewey com a teoria da experiência para alicerçar as propostas dos Clubes de Ciências. O produto educacional será materializado em um MOOC sobre Clube de Ciências com práticas pedagógicas voltadas para a Educação Ambiental. O qual seguirá o modelo ADDIEM, que propõe as seguintes etapas: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação de MOOC.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Espaço Não Formal. Projeto Rio Doce Escolar. Marilândia. Formação De Professores.
Aluno(a): Jeane Santos de JesusOrientador(a): Antonio Donizetti SgarbiCoorientador(a): Manuella Villar Amado
Resumo: O oceano cobre cerca de 70% do Planeta e ainda há pouco entendimento sobre sua importância que vão além da alimentação e lazer. Na própria BNCC são raras as palavras que estão relacionadas ao Oceano. Será que com a chegada dos rejeitos de mineração dias após o rompimento da barragem de Fundão na foz do Rio Doce, que já sofria com impactos oriundos do assoreamento do próprio Rio Doce, especulação imobiliária e empreendimentos de grande porte, há o entendimento da existência de uma ligação dos ambientes naturais com nosso cotidiano. A foz do Rio Doce tem importância cultural, turística e ecológica, sendo a região com maior desova das tartarugas - cabeçuda e de couro, que são espécies ameaçadas de extinção, tendo o Projeto Tamar há 40 anos na região realizando um trabalho socioambiental. Através do levantamento do contexto histórico e socioambiental do Projeto Tamar a partir da História Ambiental, esta pesquisa tem como objetivos inventariar os discursos veiculados pelo Projeto Tamar sobre: cultura oceânica e educação ambiental (EA); investigar como a análise discurso crítica (ADC) pode contribuir para a EA; discutir o conceito de cultura oceânica a partir da perspectiva da EA; desenvolver um curso MOOC de 40 horas, sendo 20 horas com aprofundamento temático socioambiental e 20 horas com metodologia para EA. Trata-se de uma pesquisa do tipo documental e descritiva-explicativa com abordagem qualitativa do tipo observação- participante. Serão sujeitos educadores do Curso de Aperfeiçoamento em EA das escolas do município de Baixo Guandu. Os dados serão trabalhados pela ADC.
Palavras-chave: Bacia do Rio Doce. Educação ambiental. Formação de Educadores. História ambiental. Oceano.
Aluno(a): Mariane Quimquim Bôa Orientador(a): Dra. Maria das Graças Ferreira Lobino.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral propor alternativas pedagógicas que mantenham/resgatem os saberes tradicionais enfraquecidos/perdidos após o crime ambiental do Rio Doce das comunidades escolares rurais do município de Colatina-ES por meio do Laboratório Vivo, materializado em uma horta medicinal escolar/jardim terapêutico, para subsidiar a formação de educadores em Educação Ambiental Crítica do Programa Rio Doce Escolar. Os sujeitos pretendidos são escolas do campo, especialmente as que trabalham com a Pedagogia da Alternância. No processo educacional serão produzidos dois cursos MOOCs (Massive Open Online Courses), com carga horária de 20h cada. O primeiro curso MOOC será sobre uma temática socioambiental abordando os saberes populares das comunidades rurais e a relação destes com os impactos ambientais sofridos no território. Já o segundo curso MOOC contemplará uma metodologia em Educação Ambiental (EA): o Laboratório Vivo como um artefato da Educação Ambiental Crítica. Outro artefato desse processo educacional será um guia didático contendo toda a produção de dados do contexto dessa pesquisa, visando contribuir para a formação de educadores em EA, a princípio na bacia hidrográfica capixaba do Rio Doce, podendo ser expandida para outras instâncias posteriormente. Essa pesquisa será qualitativa do tipo participante e terá como referencial teórico Carlos Frederico B. Loureiro, Marília Tozoni-Reis, Philippe P. Layrargues, Mauro Guimarães e Maria das Graças Ferreira Lobino. Este trabalho está inscrito na sublinha de pesquisa em Educação Ambiental Crítica e compõe o grupo de pesquisa Coletivo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ambiente e Sociedade (CEPEAS).
Palavras-chave: Formação de Educadores. Educação Ambiental Crítica. Rio Doce. Jardim Terapêutico. Educação do Campo.
Aluno(a): Otoniel Silva BertossiOrientador(a): Dr. Giovani Zanetti Neto
Resumo: O projeto de pesquisa envolve a formação continuada de docentes do Ensino Fundamental no contexto da Educação Ambiental. Surge diante da demanda por investigar desafios e possibilidades para a formação continuada, a partir das demandas ambientais locais, de docentes que atuam no ensino fundamental II em escolas do município de Linhares/ES e que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. A pesquisa faz parte do projeto Rio Doce Escolar e tem como objetivo analisar como um curso de formação continuada em Educação Ambiental pode contribuir para o desenvolvimento da perspectiva da alfabetização científica a partir da reflexão sobre questões ambientais locais, potencializando a prática docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se orienta metodologicamente pela perspectiva da pesquisa participante e terá como produto educacional a produção de cursos Moocs.
Palavras-chave: Meio Ambiente. CTSA. Formação Docente. Ensino de Ciências.
Aluno(a): Paulo Cesar de Sousa CarpanedoOrientador(a): Dr(a). Isaura Alcina Martins NobreCoorientador(a): Dr(a). Marize Lyra Silva Passos
Resumo: Devido às ações antropológicas de maneira indevida e exploratória, o meio ambiente tem sofrido grandes transformações ao longo da história, perpassando por diversos desastres ambientais e perdas irreparáveis de biodiversidade e recursos naturais. Por esse motivo a educação ambiental tem se tornado cada vez mais urgente e vem ganhando mais espaço dentro da sociedade contemporânea. Diante dos desafios expostos esse trabalho apresenta algumas discussões sobre a inserção/realização de uma práxis efetiva de Educação Ambiental Crítica por meio da formação de educadores ambientais da educação básica de 10 escolas públicas do município de Linhares situadas na região da Bacia do Rio Doce afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana/MG, ocorrido no dia 5 de novembro de 2015. Este trabalho busca analisar a oferta de uma proposta formativa, por meio de um curso do tipo MOOC com o apoio de tecnologias digitais intitulado “Reflorestamento de mata ciliar ao longo do Rio Doce”, ofertado a educadores da educação básica do município de Linhares e que visa fomentar ações de reflorestamento das matas ciliares sob a perspectiva da Educação Ambiental. Quanto à metodologia, a pesquisa irá caracterizar-se como aplicada, com abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e de intervenção. O Produto Educacional se constituirá de um curso MOOC seguindo o modelo ADDIEM, desenvolvido em diferentes etapas (Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implantação, Avaliação e MOOC), modelo proposto pelo Cefor/Ifes, concebido a partir do modelo ADDIE e customizado para as especificidades dos MOOC e concepções de uma instituição pública. Trata-se de uma formação continuada envolvendo o reflorestamento de matas ciliares e corredores ecológicos as margens do RIO DOCE por meio da utilização de um curso do tipo MOOC em Educação Ambiental no contexto escolar, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de práticas pedagógicas envolvendo questões ambientais, valorizando a conscientização e as potencialidades dos educandos.
Palavras-chave: Formação Docente, Reflorestamento, Rio Doce e Tecnologias Digitais.
Aluno(a): Thiago de Alcântara CapazOrientador(a): Dr. Carlos Roberto Pires Campos
Resumo: Inserido na sublinha de pesquisa Aula de Campo: Ensino das Geociências, o trabalho tem como objetivo desenvolver uma aula de campo na planície aluvionar do rio Doce para ensino de geociências da perspectiva da educação ambiental no município de Colatina. O projeto se justifica por propiciar debates socioambientais evidenciando o rompimento da barragem de Mariana (Fundão/MG), de modo a trazer tanto as perdas quanto as formas de recuperação ambiental, por meio de ações educativas que promovam discussões de tópicos de geociências dos ambientes fluviais e o reconhecimento dos elementos que dinamizam a vida. Vinculado ao Programa Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce, o trabalho tem como proposta de Produto Educacional a oferta de um curso massivo, online e aberto, para a formação de educadores ambientais. São considerados os indicativos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel relevantes à prática pedagógica. Sobre a formação continuada de professores em Geociências, os estudos norteadores são de Maurício Compiani e Denise de La Corte Bacci, e em relação à educação ambiental empenhou-se o diálogo com Mauro Guimarães. A metodologia da pesquisa está classificada em pesquisa-ação, seguindo etapas descritas por Antônio Carlos Gil. Para a abordagem dos dados coletados serão feitas anotações de campo durante observação da realização da metodologia da aula de campo por um Grupo de Trabalho com seus respectivos alunos, adotando a análise de conteúdo do discurso de Laurence Bardin.
Aluno(a): Verônica Machado de OliveiraOrientador(a): Dr(a). Isabel De Conte Carvalho de Alencar
Resumo: Para despertar o interesse do aluno para a aprendizagem é necessário o uso de uma linguagem atraente, capaz de aproximá-lo o máximo possível da realidade, transformando os conteúdos em vivência. Considerando que somos produtos de uma educação tradicional, onde a conexão entre teoria e prática foi pouco vivenciada ao longo do processo formativo educacional, há necessidade de trabalhar a formação de professores. As hortas e os meliponários têm grande importância, uma vez que têm potencial pedagógico como laboratório vivo, integrando ações teórico-práticas interdisciplinares. Ambos os espaços abrigam uma variedade de espécies, inclusive as hortas que apresentam plantas melitófilas contribuem para a manutenção das abelhas sem ferrão, sendo, portanto, um ambiente com integração. Nesse sentido, trabalhar conceitos de Botânica e Zoologia, associados a essa temática, pode contribuir para a orientação e desenvolvimento de recursos pedagógicos para docentes. Diante disso, o objetivo deste trabalho é contribuir com a formação de professores, utilizando a temática do laboratório vivo como locais que possibilitam o desenvolvimento de ações de educação ambiental para a formação de ecoeducadores e consequentemente seus alunos, unindo teoria e prática de forma contextualizada.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Formação de ecoeducadores. Rio Doce.
Aluno(a): André Possa SuaveOrientador(a): Isabel De Conte Carvalho de Alencar
Resumo: A tragédia na Bacia do Rio Doce resultou em graves danos ambientais, afetando ecossistemas, água, solo, vegetação e prejudicando atividades como pesca e agricultura. Para lidar com esses impactos, é fundamental realizar intervenções sociais, ambientais, econômicas e culturais nessas regiões afetadas. O presente projeto está vinculado ao Programa Rio Doce Escolar, que é uma iniciativa de reparação para os que sofreram os impactos do colapso da barragem de Fundão, em Mariana/MG. O projeto visa promover a Educação Ambiental Crítica, trazendo discussões sobre o desastre ambiental para salas de aula e comunidades, formando multiplicadores e cidadãos críticos. Além disso, propõe explorar práticas pedagógicas baseadas na meliponicultura, abordando desde interações biológicas das abelhas sem ferrão até seu papel na recuperação do Rio Doce. Os objetivos incluem a condução de ações com educadores do projeto Rio Doce Escolar em Linhares, visando a ressocialização de jovens inseridos no contexto de privação de liberdade. Entre os objetivos específicos, estão a execução de um curso MOOC, implantar meliponários no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo de Linhares para promover práticas pedagógicas em contexto de socioeducação e estimular o desenvolvimento integral desses jovens. O Produto Educacional resultante desta pesquisa será um curso MOOC sobre biopirataria. Em síntese, a principal contribuição desta pesquisa para Educação em Ciência é integrar a meliponicultura como uma ferramenta educativa para sensibilização ambiental e transformação socioambiental, e ampliar o conhecimento sobre a biopirataria.
Palavras-chaves: abelhas sem ferrão; Bacia do Rio Doce; biopirataria; educação ambiental crítica.
Aluno(a): Daniel Augusto Bolsanelo BelcavelloOrientador(a): Antonio Donizetti Sgarbi
Resumo: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o processo formativo desenvolvido com educadores ambientais do município de Baixo Guandu-ES, a partir das temáticas Conservação e Proteção de Nascentes aplicada à Educação Ambiental por meio da Metodologia Três Momentos Pedagógicos, visando o desenvolvimento de ações colaborativas para a formação destes educadores numa perspectiva crítica da Educação Ambiental. Dentre essas ações, propõe-se a criação e disponibilização de dois cursos MOOC’s, sendo um sobre Preservação de Nascentes e outro sobre a metodologia Três Momentos Pedagógicos, que serão desenvolvidos como o Produto/Processo Educacional do mestrado. A proposta se classifica como qualitativa, exploratória, aplicada e do tipo Pesquisa Participante. Entre os instrumentos de coleta de dados, propõe-se a realização de entrevistas com os sujeitos envolvidos e observação participante. Para a análise de dados, será utilizado o método hermenêutico-dialético. Desta forma, espera-se que este processo resulte em educadores engajados na promoção da Educação Ambiental e na disseminação de práticas educativas críticas e colaborativas em sua comunidade.
Palavras-chaves: educação ambiental crítica; formação de educadores ambientais; práxis.
Aluno(a): Iago Saibel BinowOrientador(a): Isaura Alcina Martins Nobre Marize Lyra Silva Passos
Resumo: A pesquisa aborda a urgência de repensar práticas educacionais diante dos impactos ambientais, utilizando a Robótica Educacional Sustentável como recurso pedagógico na Educação Ambiental. O estudo, intitulado "Robótica Sustentável: Formação de Educadores Ambientais no Âmbito Do Projeto Rio Doce Escolar", destaca a presença subestimada da robótica no cotidiano, propondo seu uso como aliada no processo educacional. O problema de pesquisa foca nas potencialidades dessa abordagem em escolas públicas de Linhares, na região da bacia capixaba do Rio Doce. O objetivo é analisar as contribuições de uma formação continuada de professores que utiliza a Robótica Educacional Sustentável como recurso pedagógico para a Educação Ambiental, visando promover práticas educativas inovadoras em escolas públicas na região da bacia capixaba do Rio Doce. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e participativa, implementando um curso MOOC seguido por uma oficina. O objetivo é não apenas explorar a interseção entre Robótica e Educação Ambiental, mas também contribuir para práticas educativas inovadoras em Linhares, promovendo um futuro mais sustentável e consciente na região da bacia capixaba do Rio Doce.
Palavras-chaves: educação ambiental; formação de professores; MOOC; robótica sustentável.
Aluno(a): Jaquelline Pereira da Silva AfonsoOrientador(a): Marize Lyra Silva Passos Coorientador(a): Isaura Alcina Martins Nobre
Resumo: Diante dos impactos ambientais e sociais causados pelo desastre ambiental decorrente do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana - MG, a necessidade de abordagens inovadoras para a formação de educadores ambientais torna-se evidente. A cultura maker, com seu enfoque prático e colaborativo, oferece uma oportunidade de ensinar e aprender sobre educação ambiental de maneira envolvente e eficaz. Tendo como proposta a integração da cultura maker com as práticas de educação ambiental, o objetivo desta pesquisa visa analisar as contribuições para a formação de educadores ambientais que atuarão, sobretudo, no contexto dos Clubes de Ciências, no âmbito do Projeto Rio Doce Escolar, por meio da oferta do curso MOOC (Massive Open Online Course) “Cultura Maker como Metodologia de Aprendizagem para a Educação Ambiental” e da oficina de imersão para educadores ambientais “Cultura Maker e a Educação Ambiental".Esta será uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, com o objetivo exploratório e descritivo baseado em uma pesquisa participante.
Palavras-chaves: cultura maker; educação ambiental; formação de professores; MOOC. Projeto Rio Doce Escolar.
Aluno(a): Letícia Bruneli de MoraesOrientador(a): Antônio Henrique Pinto
Resumo: A relação entre Educação Ambiental e Educação Matemática é problematizada nesta investigação, cujo foco é a formação de educadores ambientais, no contexto o desenvolvimento do Projeto Rio Doce Escolar -PRDE. Objetiva elaborar atividade destinada à formação continuada de professores que ensinam matemática na educação básica. Em diálogo com a educadores do campo da formação de professores/as, entrelaçamos a educação matemática crítica e a educação ambiental crítica (Freire; D'Ambrósio; Leontiev; Tozoni-Reis; etc.), na perspectiva de uma integração curricular, tendo como eixo a transversalidade da temática ambiental, no pressuposto que as ações do PRDE visam conscientizar a sociedade sobre o crime ambiental ocasionado com despejo de dejetos de minérios ao longo da bacia do Rio Doce, em 2015. Metodologicamente, a pesquisa se orienta pela abordagem qualitativa, com viés da pesquisa participante. O lócus da investigação circunscreve professores e professoras que lecionam matemática nas escolas do município de Linhares-ES, tanto da rede municipal, quanto da rede estadual. Propõe, como resultado, a elaboração de uma proposta metodológica materializada em forma de curso de formação de professores e organizado no ambiente de aprendizagem moodle do Ifes e também em formato impresso.
Palavras-chaves: educação ambiental; educação matemática; formação de professores/as; Rio Doce Escolar.
Aluno(a): Luiz Filipe Mardegan GamesOrientador(a): Carlos Roberto Pires Campos
Resumo: O texto trata da proposta de aprimoramento do ensino de geociências por meio de aulas de campo na bacia do Rio Doce, em Colatina-ES, visando enriquecer a experiência educacional de professores e alunos. Destaca-se a importância do ensino em geociências, oferecendo vastas oportunidades para aprimoramento por meio de abordagens metodológicas diversificadas. A região da bacia do Rio Doce é considerada um ambiente privilegiado para a exploração desses conceitos, apresentando uma diversidade geológica e física que permite a observação direta e a análise in loco dos processos naturais. A interdisciplinaridade entre a Física e a Geologia é essencial para uma compreensão holística dos fenômenos geofísicos, e a realização de aulas de campo nesta região permite uma integração prática desses princípios, enriquecendo o aprendizado dos professores e dos alunos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza fenomenológica, utilizando o método fenomenológico para estabelecer uma base sólida para todas as ciências. A redução fenomenológica é aplicada para suspender preconceitos e direcionar a atenção exclusivamente para a experiência em análise, promovendo uma compreensão mais genuína da realidade. O objetivo é elucidar as percepções e vivências dos sujeitos sem recorrer a generalizações ou princípios preestabelecidos. O produto educacional proposto é um curso MOOC sobre fundamentos geofísicos para o ensino de ciências naturais por meio de aula de campo da bacia do Rio Doce, utilizando o processo ADDIEM para sua construção. Os MOOCs oferecem uma maior autonomia no aprendizado, permitindo que os cursistas desenvolvam competências alinhadas às suas necessidades, e possuem características como acesso aberto, amplo alcance na disseminação do conhecimento e gratuidade.
Palavras-chaves: ensino de geociências; produto educacional; aprendizagem significativa de Ausubel; geofísica; física.
Aluno(a): Rafael RosaOrientador(a): Vilma Reis Terra Coorientador(a): Manuella Villar Amado
Resumo: Olhe ao redor, tem um rio perto de você? O que sabe sobre ele? Ele está sendo bem cuidado? Foi com essa provocação que surgiu o problema de pesquisa, que tem por objetivo a reflexão, sensibilização e formação de professores de Ciências com um enfoque no movimento CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) sobre a importância dos rios. A proposta de pesquisa e trabalho envolve os professores participantes do aperfeiçoamento e da especialização do Projeto Rio Doce Escolar. Mobiliza competências importantes, como construção de conhecimento, comunicação, responsabilidade social, empatia, a literaturalização, a educação ambiental e a formação de professores. As etapas contemplam a literatura, a pesquisa científica, a expressão artística e a produção textual em vários componentes curriculares. A metodologia proposta: sondagem do conhecimento prévio dos professores, leitura de obras literárias sobre o tema que será disponibilizado em um curso MOOC hospedado na plataforma Moodle no Cefor (Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito), pesquisa científica, apresentação e discussão em encontros síncronos e assíncronos para comparar aspectos ambientais, biológicos, históricos, geográficos e culturais do Rios Doce, desenhos de personagens inspirados no rio, escrita e contação de histórias. Espera-se que o projeto aprofunde o olhar dos professores sobre o tema e promova a troca de conhecimento entre diferentes realidades. Além disso, contribuir para formar agentes de ações protetoras e mitigadores nesses espaços, promovendo o exercício da cidadania e compromisso com a sustentabilidade.
Palavras-chaves: educação ambiental; enfoque CTSA; formação inicial e continuada; literaturalização; Projeto Rio Doce Escolar.
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