Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Notícias > Cursistas apresentam 17 trabalhos no II COHFIC e 2 são premiados com menção honrosa
Início do conteúdo da página

Cursistas apresentam 17 trabalhos no II COHFIC e 2 são premiados com menção honrosa

O II Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação aconteceu entre os dias 25 e 27/06/2025.

 O II COHFIC (Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação) é um evento que acontece anualmente, organizado pelos grupos de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência (Histofic), Grupo de Pesquisa em Educação, Sociedade e História Ambiental (Aracê), Grupo de Leitura e Estudo Sobre Linguagem Pensamento e Educação (Signis) e Projeto Rio Doce Escolar. Esta edição aglutinou temas transdisciplinares na tentativa de mapear os debates realizados no contexto capixaba acerca da História e Filosofia da Ciência na educação e no ensino, a fim de refletir, de maneira ampliada, sobre os limites e possibilidades da inserção e da abordagem desses saberes nos variados processos de ensino e aprendizagem, bem como seus impactos sociais, culturais e ambientais.

Ao todo foram 17 trabalhos apresentados no contexto do Projeto Rio Doce Escolar, 2 deles receberam menção honrosa. No Eixo 1, o trabalho: A educação matemática na leitura dos territórios: uma perspectiva crítica na bacia do Rio Doce e no Eixo 2 o trabalho: Educar com rejeitos, criar futuros: robótica sustentável e memória territorial na escola pública. 

Confira a relação: 

1. ABORDAGEM DA BIOPIRATARIA DE ABELHAS NATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS 

André Poça Suave - Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Isabel de Conte Carvalho de Alencar - Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Robson Zanoni - Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

2. A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA LEITURA DOS TERRITÓRIOS: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NA BACIA DO RIO DOCE Medalha - ícones de grátis

Leticia Bruneli de Moraes - Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Antonio Henrique Pinto - Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

3. A INCLUSÃO DA CULTURA OCEÂNICA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR

Jeane Santos de Jesus – Instituto Federal do Espírito Santo
Antonio Donizetti Sgarbi – Instituto Federal do Espírito Santo
Manuella Villar Amado – Instituto Federal do Espírito Santo

4. ÁGUAS TURVAS, LENTES REVELADORAS: A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO INSTRUMENTO DE CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL NA BACIA DO RIO DOCE

Rodolfo Assis Correia – CEEFMTI Baixo Guandu
Mirella Guedes Lima de Castro – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Marlinda Gomes Ferrari – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Manuella Villar Amado – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

5. CARTOGRAFANDO ÀS MARGENS DO DOCE: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA APLICADA NA EEEFM JOSÉ DAMASCENO FILHO

Thiago Augusto de Sousa Castro – Instituto Federal do Espírito Santo
Manoel Augusto Polastreli Barbosa – Instituto Federal do Espírito Santo
Antonio Donizetti Sgarbi – Instituto Federal do Espírito Santo

6. CULTIVANDO TERRITÓRIOS, CONSTRUINDO SABERES: EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NA BACIA DO RIO DOCE

José Wellington Bandeira – EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta – Colatina/ES
Graziela de Jesus Veronez – EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta – Colatina/ES
Mirella Guedes Lima de Castro – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Marlinda Gomes Ferrari – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Manuella Villar Amado – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

7. EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A MATEMÁTICA COMO PRÁXIS TRANSFORMADORA: UM OLHAR SOBRE O RIO DOCE

Leticia Bruneli de Moraes – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Antonio Henrique Pinto – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

8. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AUDIOVISUAL EM TERRITÓRIOS NATURAIS: O PROJETO ENTRE AREIAS E RAÍZES NA BARRA DO SAHY – ARACRUZ (ES)

Nilcilaine de Lima Souza Matos– PMA-EMEF Professora Bárula Neves dos Santos
Mirella Guedes Lima de Castro– Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Manuella Villar Amado– Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

9. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CENA: O AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS E COLETA SELETIVA

Dâmarys Fieni Evangelista – EEEFM Padre Antônio Volkers – Marilândia/ES
Mirella Guedes Lima de Castro – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Marlinda Gomes Ferrari – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Manuella Villar Amado – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

10. EDUCAR COM REJEITOS, CRIAR FUTUROS: ROBÓTICA SUSTENTÁVEL E MEMÓRIA TERRITORIAL NA ESCOLA PÚBLICA Medalha - ícones de grátis

Tainara Botan– EEEFM Padre Antônio Volkers – Marilândia/ES
Iago Saibel Binow – EEEFM Luiz Jouffroy – Laranja da Terra/ES
Marlinda Gomes Ferrari – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

11. ENTRE ÁGUAS E LENTES: DESCOBRINDO O RIO SAHY COM OLHAR DE CUIDADO

Gustavo da Costa Reis Ramos – PMA-EMEF Professora Bárula Neves dos Santos
Mirella Guedes Lima de Castro– Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Manuella Villar Amado – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

12. HISTÓRIA, CIÊNCIA E INCLUSÃO: A CONSTRUÇÃO DE UM SABER TECNOLÓGICO COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Reinaldo Ronchetti Junior– EEEFM Padre Antônio Volkers – Marilândia/ES
Marlinda Gomes Ferrari– Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Mirella Guedes Lima de Castro– Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Rogério Drago – Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

13. MELIPONICULTURA NA ESCOLA JOSÉ DAMASCENO FILHO: ABELHAS QUE MULTIPLICAM ÁGUA E ALIMENTOS NO BAIXO RIO DOCE

Welton Da Silva Arruda – Instituto Federal do Espírito Santo
Manoel Augusto Polastreli Barbosa – Instituto Federal do Espírito Santo
Antonio Donizetti Sgarbi – Instituto Federal do Espírito Santo

14. MOOC “ÁRVORES E NÚMEROS: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL” NO CONTEXTO DO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR

Leticia Bruneli de Moraes – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Antonio Henrique Pinto – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

15. O SILÊNCIO DAS ÁGUAS: VOZES DA LAGOA DO AVISO EM UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR

Tuany Boa Morte Subtil – PML-EMEF Antônio Fernandes de Almeida – Linhares/ES
Mirella Guedes Lima de Castro – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Manuella Villar Amado – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

16. PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR: PRÁTICAS FORMATIVAS EM TERRITÓRIOS DA BACIA DO RIO DOCE

Mirella Guedes Lima de Castro – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Manuella Villar Amado – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

17. UM TERRITÓRIO QUE FLORESCE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM MELIPONÁRIOS E ÁRVORES FRUTÍFERAS

Kênnia Francisca Pretti – EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta – Colatina/ES
Gabriela Vieira de Jesus da Vitória – EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta – Colatina/ES
Marina Justino Lisboa – EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta – Colatina/ES
Zilmara Montebeller Caliari – EMEFTI Belmiro Teixeira Pimenta – Colatina/ES
Marlinda Gomes Ferrari – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

registrado em:
Fim do conteúdo da página