Bolsistas do PDRE participam de Seminário Ibero-Americano e CTC em Portugal
Estudantes e bolsistas do Projeto Rio Doce Escolar participam do IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS (IX SIACTS), com o tema “Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030”, na Universidade de Aveiro, Portugal, entre os dias 8 e 10 de julho de 2024.
O evento se configura como um importante espaço para debate acadêmico sobre o campo de investigação das relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente no ensino das Ciências, centrando-se no incentivo ao debate, à investigação e à inovação como forma de alcançar uma educação em ciências de qualidade. É um evento dirigido a investigadores e estudantes de Pós-Graduação, que desenvolvem pesquisas na área da educação CTS/CTSA, e propicia a consolidação de estudos e pesquisas no campo, bem como o intercâmbio científico pela proximidade das línguas ibero-americanas.
A Coordenadora-Geral do Projeto, Manuella Villar Amado mediará o painel “Projeto Rio Doce Escolar: Abordagem CTS/CTSA na Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce”. Os demais participantes farão apresentações orais e posters dos trabalhos relacionados abaixo:
- "Projeto Rio Doce Escolar e reflexões sobre a culminância da formação de professores no norte do Espírito Santo – Brasil a partir da educação ambiental com enfoque CTS/CTSA"
- "Alfabetização científica com enfoque CTSA: ferramenta teórico-metodológica com indicadores a partir da integração entre a educação formal e não formal"
- "Educação ambiental a partir da pedagogia de Célestin Freinet em um curso MOOC"
- "A abordagem CTS/CTSA na formação de professores da bacia do Rio Doce Capixaba em um curso de Especialização em Educação Ambiental"
- "Abordagem CTSA e decolonial em um Centro de Ciência Capixaba: vozes indígenas na reestruturação de um espaço expográfico da Escola da Ciência Biologia e História, ES-Brasil"
- "Problem-based Learning (PBL) no ensino de Ciências: questões socioambientais em espaços de educação formal e não formal"
- "Sequência didática na perspectiva CTSA: expedição paleontológica na sala de aula"
- "Produção de Kits Pedagógicos em 3D como estratégia de ensino para Educação Ambiental no contexto CTS/CTSA"
- "Tecnologia Ancestral nas Comunidades Quilombolas: Um Diálogo com os Estudos em Ciência, Tecnologia, Sociedade e as Casas de farinha"
Redes Sociais