Notícias > Lançamento dos Cursos MOOCs do Projeto Rio Doce Escolar

Lançamento dos Cursos MOOCs do Projeto Rio Doce Escolar

No dia 14 de novembro de 2023, às 14h, o Canal do YouTube do Cefor será o palco para o lançamento de uma série de cursos online voltados para educadores ambientais. Essa iniciativa foi concebida por pesquisadores mestrandos, doutorandos e docentes do Programa Educimat, como parte integrante do Projeto Rio Doce Escolar.

Os 16 cursos MOOCs desenvolvidos, representam um esforço conjunto para fornecer materiais educacionais de qualidade, acessíveis gratuitamente a qualquer interessado, permitindo que os participantes estudem no seu próprio ritmo. Os cursos abrangem uma ampla gama de tópicos, desde uma introdução ao projeto com o curso "Plantando um Rio mais Doce", até temas socioambientais como "Quilombolas e o saber socioambiental", "Reflorestamento de matas ciliares" e "Gestão de resíduos sólidos". Além disso, são oferecidos cursos sobre metodologias para a educação ambiental, como "Jardins terapêuticos educativos" e "Práticas experimentais e ensino de ciências".

Acesse a aula inaugural dos Cursos MOOCs do Projeto Rio Doce Escolar.

Confira os cursos disponíveis:

- Plantando um Rio mais Doce
- Quilombolas e o saber socioambiental
- Reflorestamento de matas ciliares
- Geociências e saberes socioambientais
- Hortas e meliponários educativos
- Valorização dos saberes populares
- Legislação em educação ambiental
- Cultura oceânica e poluição dos rios
- Gestão de resíduos sólidos
- Jardins terapêuticos educativos
- O que é laboratório vivo?
- Educação ambiental – Célestin Freinet
- Clube de ciências
- Aulas de campo para o ensino de geociências
- Práticas experimentais e ensino de ciências