Evento realizado no Campus Vila Velha marca início do projeto Rio Doce Escolar
A cerimônia aconteceu no dia 10 de fevereiro.
O Instituto Federal do Espírito Santo, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), do Campus Vila Velha, em parceria com os Campi Colatina e Linhares, a Fundação Renova, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) e a Câmara Técnica de Educação, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo do ES (CT-ECLET). firmaram o Termo de Cooperação Técnica e Financeira para oferta de cursos de Pós-graduação em formação ambiental aos educadores que atuam nas escolas dos Municípios localizados na região da Bacia do Rio Doce, que foram atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana/MG, são eles: Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares.
O convênio foi apresentado à comunidade no dia 10 de fevereiro, em cerimônia realizada no auditório do Campus Vila Velha, e contou com a presença da Vice-governadora do Estado, Jacqueline Morais, do Secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, do Reitor do Ifes, Jadir Jose Pela, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, André Romero, do Diretor-Geral do Campus Vila Velha, Diemerson da Costa Saquetto, do Diretor Presidente da Facto, Renato Tannure, da Coordenadora da Câmara Técnica de Educação, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo, Anna Cláudia Tristão (Iema-ES), da membro da Câmara Técnica de Educação, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo e subcoordenadora do projeto, Aline de Paula Nunes (Sedu), do Gerente de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Felipe Moura de Andrade, da Coordenadora Geral do projeto e do programa Educimat, Manuella Villar Amado, de demais coordenadores do projeto e de estudantes e professores do Educimat.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Manuella Villar Amado, os processos formativos em nível de Pós-graduação que incluem Mestrado, Doutorado, Aperfeiçoamento e Especialização serão articulados e integrados buscando contribuir com as escolas da região da bacia capixaba do Rio Doce a se constituírem como um espaço efetivo de formação de agentes transformadores das realidades socioambientais em que estão inseridos.
Em breve serão divulgados os editais para seleção de colaboradores. As contratações serão realizadas pela Facto e poderão ser consultadas em: https://facto.org.br/.
Sobre a Fundação Renova
A Fundação Renova é a entidade responsável pela mobilização para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, resultado de um compromisso jurídico chamado Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC). Ele define o escopo da atuação da Fundação Renova, que são os 42 programas que se desdobram nos muitos projetos que estão sendo implementados nos 670 quilômetros de área impactada ao longo do rio Doce e afluentes. As ações em curso são de longo prazo.
Redes Sociais