Cursos MOOCs
Cursos MOOC são Cursos Online, Abertos e Massivos (do inglês: Massive Open Online Courses). São uma grande forma de inclusão social, uma vez que podem ser cursados de forma gratuita por qualquer pessoa, de qualquer lugar e no seu tempo! Fazem parte do Cardápio de Cursos MOOC elaborados pelo Projeto Rio Doce Escolar:
Plantando um Rio mais Doce
|
|
🌱 Cursos sobre Metodologias para a Educação Ambiental |
|
Práticas Experimentais em Ensino de CiênciasCarga horária: 20h Objetivo: apresentar espaços e materiais para práticas experimentais, descrever, definir e exemplificar o conceito de experimentos ilustrativos, descritivo, investigativo e histórico, desenvolvendo conceitos da Alfabetização Científica. |
|
O que é Laboratório Vivo?Carga horária: 20h Objetivo: trabalhar conteúdos da educação básica em um espaço de interação entre os seres vivos e o ambiente, por meio de temas geradores, de maneira inter/transdisciplinar. |
|
Clube de Ciências
|
|
Jardins Terapêuticos EducativosCarga horária: 20h Objetivo: trabalhar a Educação Ambiental pautada na metodologia do Laboratório Vivo, com ideias para serem refletidas e com a possibilidade de serem transformadas e/ou reelaboradas. |
|
Educação Ambiental a partir da pedagogia de Célestin FreinetCarga horária: 20h Objetivo: proporcionar conhecimentos da pedagogia e das técnicas de vida de Célestin Freinet, principalmente a aula-passeio, para se trabalhar a educação ambiental na perspectiva de território vivido como proposta de ensino. |
|
Aulas de campo para o ensino de GeociênciasCarga horária: 20h Objetivo: apresentar as bases pedagógicas das aulas de campo no que se refere ao ensino de Geociências, na Educação Básica, na perspectiva da Educação Ambiental. |
|
🌱 Cursos sobre Temáticas Socioambientais |
|
Saberes Populares e a Educação AmbientalCarga horária: 20h Objetivo: propor o conhecimento sobre os saberes populares e suas possíveis aplicações pedagógicas, subsidiando a prática em educação socioambiental, com ideias para serem refletidas e com a possibilidade de serem transformadas e/ou reelaboradas. |
|
Legislação em Educação AmbientalCarga horária: 20h Objetivo: apresentar as principais leis para o exercício da Educação Ambiental em defesa da vida e dos recursos naturais. Enfatizar o dever de cada cidadão na luta pela sustentabilidade e a necessidade de formar educadores ambientais que defendam uma sociedade mais justa e consciente. |
|
Reflorestamento de Matas CiliaresCarga horária: 20h Objetivo: propor conhecimentos acerca da definição e importância das matas ciliares, legislação referente às Áreas de Preservação Permanente (APP), identificar e coletar sementes, diferentes técnicas de recuperação de mata ciliar e os indicadores de recuperação. |
|
Cultura oceânica e poluição dos rios
|
|
Tópicos de Geociências e Saberes SocioambientaisCarga horária: 20h Objetivo: apresentar uma articulação entre Tópicos de Geociências para a Educação Básica e uma abordagem sobre os saberes socioambientais. |
|
Hortas e Meliponários educativosCarga horária: 20h Objetivo: orientar sobre a implantação de hortas educativas e criação de abelhas sem ferrão (meliponicultura) a partir de um Laboratório Vivo. |
|
Comunidades Quilombolas e os Saberes SocioambientaisCarga horária: 20h Objetivo: divulgar os saberes tradicionais de Comunidades Quilombolas e suas relações com a Educação Ambiental, considerando o contexto histórico de um povo produtor de saberes que integra cultura, natureza e sociedade. |
|
Resíduos Sólidos e a Educação AmbientalCarga horária: 20h Objetivo: apresentar conteúdos sobre Resíduos Sólidos e a Educação Ambiental para a formação docente em Educação Ambiental. |
|
Avaliação | |
Avaliação da Aprendizagem no Contexto da Educação AmbientalCarga horária: 20h Objetivo: aperfeiçoar as práticas de avaliação da aprendizagem, visando à melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. |
Redes Sociais