Cursos MOOCs
Cursos MOOC são Cursos Online, Abertos e Massivos (do inglês: Massive Open Online Courses). São uma grande forma de inclusão social, uma vez que podem ser cursados de forma gratuita por qualquer pessoa, de qualquer lugar e no seu tempo! Fazem parte do Cardápio de Cursos MOOC elaborados pelo Projeto Rio Doce Escolar:
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Plantando um Rio mais Doce
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🌱 Cursos sobre Metodologias para a Educação Ambiental |
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Práticas Experimentais em Ensino de CiênciasCarga horária: 20h Objetivo: apresentar espaços e materiais para práticas experimentais, descrever, definir e exemplificar o conceito de experimentos ilustrativos, descritivo, investigativo e histórico, desenvolvendo conceitos da Alfabetização Científica. |
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O que é Laboratório Vivo?Carga horária: 20h Objetivo: trabalhar conteúdos da educação básica em um espaço de interação entre os seres vivos e o ambiente, por meio de temas geradores, de maneira inter/transdisciplinar. |
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Clube de Ciências
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Jardins Terapêuticos EducativosCarga horária: 20h Objetivo: trabalhar a Educação Ambiental pautada na metodologia do Laboratório Vivo, com ideias para serem refletidas e com a possibilidade de serem transformadas e/ou reelaboradas. |
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Educação Ambiental a partir da pedagogia de Célestin FreinetCarga horária: 20h Objetivo: proporcionar conhecimentos da pedagogia e das técnicas de vida de Célestin Freinet, principalmente a aula-passeio, para se trabalhar a educação ambiental na perspectiva de território vivido como proposta de ensino. |
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Aulas de campo para o ensino de GeociênciasCarga horária: 20h Objetivo: apresentar as bases pedagógicas das aulas de campo no que se refere ao ensino de Geociências, na Educação Básica, na perspectiva da Educação Ambiental. |
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Geofísica para o Ensino de CiênciasCarga horária: 20h Objetivo: Este curso propõe uma abordagem prática e inovadora para o ensino de geociências, utilizando aulas de campo como ferramenta principal. Exploraremos os conceitos fundamentais da interdisciplinaridade entre Física e Geologia e sua aplicação na compreensão dos fenômenos geofísicos. O curso orientará os participantes a realizar observações diretas e análises in loco em ambientes naturais diversos. |
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Literatura em ação com enfoque CTSACarga horária: 20h Objetivo: O presente curso tem como objetivo a formação de Educadores Ambientais a partir da Literatura com enfoque CTSA. No decorrer das atividades formativas, fóruns, games e questionários, além da formação, o participante será convidado a despertar sua veia artística. Ao final do curso, será proposto a construção de um artefato artístico (poema, paródia, música, relato crítico etc.) acerca das questões ambientais atuais relacionadas ao Rio Doce. |
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Educação Ambiental em Três Momentos PedagógicosCarga horária: 20h Objetivo: desenvolver competências e habilidades quanto a utilização da metodologia de ensino Três Momentos Pedagógicos aplicada à Educação Ambiental. Desenvolvendo conhecimentos voltados à abordagem amplamente utilizada em espaços formativos, direcionando sua utilização no campo da Educação Ambiental. |
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Guardiões da natureza
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Tecnologia Verde
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Produção de Vídeos em Ambientes Naturais Utilizando SmartphoneCarga horária: 20h Objetivo: O curso pretende capacitar os participantes a criar conteúdos audiovisuais de qualidade utilizando recursos acessíveis, como o smartphone. O foco será em técnicas simples e práticas de produção de roteiros, gravação e edição de vídeos em ambientes externos, com destaque para o contexto do ambiente natural em que vive. |
🌱 Cursos sobre Temáticas Socioambientais |
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Saberes Populares e a Educação AmbientalCarga horária: 20h Objetivo: propor o conhecimento sobre os saberes populares e suas possíveis aplicações pedagógicas, subsidiando a prática em educação socioambiental, com ideias para serem refletidas e com a possibilidade de serem transformadas e/ou reelaboradas. |
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Legislação em Educação AmbientalCarga horária: 20h Objetivo: apresentar as principais leis para o exercício da Educação Ambiental em defesa da vida e dos recursos naturais. Enfatizar o dever de cada cidadão na luta pela sustentabilidade e a necessidade de formar educadores ambientais que defendam uma sociedade mais justa e consciente. |
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Reflorestamento de Matas CiliaresCarga horária: 20h Objetivo: propor conhecimentos acerca da definição e importância das matas ciliares, legislação referente às Áreas de Preservação Permanente (APP), identificar e coletar sementes, diferentes técnicas de recuperação de mata ciliar e os indicadores de recuperação. |
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Cultura oceânica e poluição dos rios
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Tópicos de Geociências e Saberes SocioambientaisCarga horária: 20h Objetivo: apresentar uma articulação entre Tópicos de Geociências para a Educação Básica e uma abordagem sobre os saberes socioambientais. |
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Hortas e Meliponários educativosCarga horária: 20h Objetivo: orientar sobre a implantação de hortas educativas e criação de abelhas sem ferrão (meliponicultura) a partir de um Laboratório Vivo. |
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Comunidades Quilombolas e os Saberes SocioambientaisCarga horária: 20h Objetivo: divulgar os saberes tradicionais de Comunidades Quilombolas e suas relações com a Educação Ambiental, considerando o contexto histórico de um povo produtor de saberes que integra cultura, natureza e sociedade. |
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Resíduos Sólidos e a Educação AmbientalCarga horária: 20h Objetivo: apresentar conteúdos sobre Resíduos Sólidos e a Educação Ambiental para a formação docente em Educação Ambiental. |
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Árvores e Números:
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Desvendando a Tabela Periódica do Rio DoceCarga horária: 20h Objetivo: Através da abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), o curso proporciona uma formação que vai além do conhecimento teórico, incentivando práticas pedagógicas que valorizem a compreensão dos impactos dos elementos químicos presentes nos rejeitos – como ferro, manganês e alumínio – além da fauna e flora. |
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Educação em Saúde AmbientalCarga horária: 20h Objetivo: Desenvolver com educadores e agentes comunitários conhecimentos e habilidades para promover a saúde ambiental e lidar com as consequências do desastre. O curso enfoca a gestão de riscos ambientais, a promoção da saúde pública e a recuperação comunitária. |
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Conservação e Restauração de Nascentes aplicada à Educação AmbientalCarga horária: 20h Objetivo: O curso aborda os princípios e práticas fundamentais da conservação e restauração de nascentes, com ênfase na aplicação desses conhecimentos à Educação Ambiental. Com a temática central focada na Conservação de Nascentes, os participantes terão a oportunidade de adquirir habilidades práticas e teóricas para promover a preservação e a sustentabilidade destes recursos hídricos. |
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Geomorfologia do Rio Piraquê-açu
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Biopirataria de Abelhas Nativas
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Avaliação | |
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Avaliação da Aprendizagem no Contexto da Educação AmbientalCarga horária: 20h Objetivo: aperfeiçoar as práticas de avaliação da aprendizagem, visando à melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. |
Redes Sociais